Festa junina no Teatro do Incêndio busca continuidade do projeto SOL.TE

Festa junina no Teatro do Incêndio busca continuidade do projeto SOL.TE

26 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

No dia 12 de junho, domingo, acontece a Festa Junina do SOL.TE no Teatro do Incêndio, das 17h às 20h. O evento – aberto à comunidade – encerra as atividades do semestre do projeto sociocultural que atende crianças e adolescentes com atividades artísticas e culturais da região do bairro Bela Vista.

A festa começa após a apresentação dos alunos, às 16h, no palco do Teatro (com ingressos já esgotados). Muitas atividades, brincadeiras e gostosuras vão tomar conta da Rua 13 de Maio, na altura do número 48, onde fica a sede do Teatro do Incêndio. O trio Arrumadinho -com Bisdré Santos (triângulo), Heitor Gondo (zabumba) e Antonio Vito (sanfona) – garante o forró, a animação e o clima para a quadrilha, que será aberta à participação do público.

“Pedimos às pessoas que venham vestidas a caráter, com roupas e adereços tradicionais para garantir o aspecto junino da quadrilha que estamos programando, e também para deixar a festa bem colorida e animada”, comenta Gabriela Morato, coordenadora do evento. Os recursos arrecadados na Festa Junina do SOL.TE serão destinados à manutenção e continuidade do projeto.

Tem, sim sinhô!

·         Trio de forró – Arrumadinho

·         Quadrilha na rua.

·         Brincadeiras: Pescaria, Xilondró, Tomba-lata, Boca de Palhaço, Cama Elástica, Pula-pula etc.

·         Gostosuras: bolos, milho verde, pamonha, canjica, pipoca, algodão doce, maçã do amor, churrasquinho e muitas outras delícias.

·         Bebidas: quentão, vinho quente, refrigerantes, cervejas e outros.

O projeto

O projeto SOL.TE, cujo nome foi emprestado de um poema de Leminski, idealizado e coordenado pela atriz, produtora e arte-educadora Gabriela Morato, é uma ação artístico- pedagógica com objetivo de  fazer com que arte e cultura faça parte das pessoas, como um espaço-tempo-elo facilitador na formação e desenvolvimento do sujeito pleno e cidadão, desde a infância, pela linguagem Teatro e da cultura do brincar. A ação se dá por experiências artísticas, criativas e sociais por meio de jogos e práticas teatrais, também por jogos e brincadeiras populares ou contemporâneas, buscando a percepção dos participantes, de suas famílias e da comunidade, de que arte e cultura, além de ser direito de todos, é um caminho para se desenvolver como ser.

O projeto já atendeu mais de 560 participantes desde 2014, entre crianças e adolescente. Atualmente, funciona em duas modalidades: Oficinas de Teatro para crianças (8 a 12 anos) e adolescentes (13 a 17 anos) e Escola Cultural (para crianças). Na primeira, as atividades são aos sábados. A segunda funciona no contraturno escolar (segunda a sexta, pela manhã), oferecendo apoio, acolhimento, arte, cultura e esperança para crianças em situação de vulnerabilidade social da região. Neste ano, o SOL.TE – Oficinas de Teatro acontece com apoio da 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, integrando o projeto “Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza de Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga!”. Já a modalidade SOL.TE – Escola Cultural teve início, em 2022, com recursos do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Projeto: Festa Junina do SOL.TE

Dia 12 de junho/2022. Domingo, das 17h às 20h

Teatro do Incêndio

Rua 13 de Maio, 48 – Bela Vista (Bixiga). São Paulo/SP.

Grátis – evento ao ar livre.

www.teatrodoincendio.com | www.projetosolte.com

@teatrodoincendio | @projetosol.te

Verbena Com,.


Compartilhar