Fiems participa de grupo de trabalho para regulamentar Agenda 2030 em MS

Fiems participa de grupo de trabalho para regulamentar Agenda 2030 em MS

22 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A Fiems aderiu ao grupo de trabalho que irá regulamentar, em nível estadual, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030, proposto pelas Nações Unidas (ONU). Representantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil participaram, na última segunda-feira (21/08), em Campo Grande, da primeira reunião deliberativa para tratar do assunto.

Esse alinhamento institucional foi motivado por um decreto do governo federal que prevê a criação de comissões estaduais para ampliar a participação popular nas discussões sobre o tema.

Ao todo, 25 entidades foram convidadas para formar o grupo de trabalho. O encontro foi articulado pelo coordenador do Movimento Nacional ODS em Mato Grosso do Sul, Marcos Silva.

A assessora do Núcleo ESG da Fiems, Cláudia Borges, ressaltou o protagonismo do Sistema Indústria na soma de esforços para contribuir com a implementação de uma agenda sustentável em Mato Grosso do Sul.

“A Fiems tem um papel fundamental de liderança com relação ao estímulo dessa agenda entre as indústrias, no sentido de difundir ações práticas que possam contribuir com as metas da ONU. Para nós, é de extrema importância trabalhar de forma colaborativa, com participação social, para trazer soluções de enfrentamento a desafios que são globais”, disse.

O objetivo da comissão é formular propostas para um decreto estadual, por meio de discussões ampliadas entre representantes do setor produtivo e laboral, poder público, movimentos sociais, entre outros.

“É preciso compreender que esta é uma agenda de estado, não é de governo, e que preconiza tudo o que está na Constituição Federal. Uma agenda transversal e intersetorial”, afirmou Marcos Silva, ao afirmar que Mato Grosso do Sul reúne condições de ser um estado-modelo no cumprimento dos objetivos e metas propostos pela ONU.

A ação está em sintonia com o item 17 (parcerias e meios de implementação) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


Compartilhar