FPA: Análise de Mídia – 03/10/2023

FPA: Análise de Mídia – 03/10/2023

3 de outubro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

– Estadão destaca que o setor privado tem defendido a necessidade de regulamentação do mercado de carbono no Brasil (PL 412/22), mas vê pontos de preocupação sobre a tramitação do atual projeto de lei no Senado. O texto, relatado pela senadora Leila Barros (PDT-DF), deve ser votado na Comissão de Meio Ambiente nesta semana. Há receio dentro do setor privado sobre a resistência da bancada ruralista ao projeto em discussão na Casa, especialmente na Câmara. O Congresso, no entanto, tem se mobilizado para excluir explicitamente o agronegócio do teto de emissões.
Leia +: https://shre.ink/nZG4

– Globo Rural ressalta que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ontem que a Casa deve manter alguns possíveis vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei (PL) do marco temporal. Pacheco citou como exemplo o trecho que flexibiliza o contato com povos isolados. Caso ocorra veto total ao PL, o presidente do Senado evitou se comprometer e disse que caberá aos parlamentares avaliar.
Leia +: https://shre.ink/nZSE

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e destaca que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, avaliou que deve haver um pequeno atraso para a votação da reforma tributária no Senado, mas que se a aprovação do texto vier até o meio de novembro haverá tempo suficiente para a Câmara avaliar as alterações. O governo tem a expectativa de que a reforma tributária seja promulgada este ano e com número limitado de exceções.
Leia +: https://shre.ink/nZka

– Globo Rural noticia que a Embrapa usa impressão 3D para obter pescados a partir de vegetais. Expectativa da estatal é de que startups e empresas se interessem pela tecnologia, permitindo que a produção ganhe escala.
Leia +: https://shre.ink/nZGg

– Poder 360° ressalta que João Paulo Rodrigues, coordenador do MST, disse que pautas essenciais para o movimento não estão sendo contempladas pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra pode promover novas “mobilizações” para “melhorar” a vida de seus integrantes, mas não como forma de “retaliação” ao governo.
Leia +: https://shre.ink/nZGm

– Valor Econômico destaca que a Embrapa fechou parceria que pode elevar nível de rastreabilidade da produção brasileira. Tecnologia está apta para atender o mercado nacional e empresas exportadoras.
Leia +: https://shre.ink/nZSU

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que uma emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) verdes, anunciada ontem (2), que envolveu diversas instituições financeiras e varejistas, levantou US$ 47,24 milhões (R$ 232,2 milhões) para financiar o aumento da produção de soja com desmatamento zero em 122 propriedades rurais do Cerrado.
Leia +: https://shre.ink/nZXw

– G1 destaca que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (2) que é favorável à ideia de mandato com prazo fixo para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, um ministro do STF pode ficar no posto até completar 75 anos, idade-limite para aposentadoria no serviço público.
Leia +: https://shre.ink/nZkZ

– Valor Econômico ressalta que em votação simbólica, Senado aprova projeto de lei do Desenrola Brasil. Proposta cria programa de renegociação de dívidas do governo e agora segue para sanção de Lula.
Leia +: https://shre.ink/nZS7

– Folha de S. Paulo destaca que direita domina redes sociais e deixa esquerda para trás na batalha digital. Para especialistas, pioneirismo, discurso polarizado e monetização explicam disparidade.
Leia +: https://shre.ink/nZSD

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar