FPA: Análise de Mídia – 06/09/2024
6 de setembro de 2024Análise de Mídia – 06/09/2024
– Folha de S. Paulo informa que o Ministério da Justiça assinou nesta quinta-feira (5) a portaria declaratória de três terras indígenas, o que não acontecia há seis anos. Foram as primeiras portarias emitidas em mais de um ano e meio do atual governo Lula (PT), que tem um passivo de demarcações não concluídas. Lula havia prometido homologar um total de 14 territórios no seu primeiro ano —número de processos que já estavam quase finalizados quando o petista voltou ao Palácio do Planalto—, mas nem todos foram concluídos. Também geram insatisfação a postura do Executivo com relação a pautas como o marco temporal e as disputas contra a bancada ruralista no Congresso Nacional.
Leia +: https://bit.ly/3XidAS8
– Globo Rural divulga que o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, informou nesta quinta-feira (5/9) que os recentes incêndios registrados no Estado afetaram quase 480 mil hectares em 8.049 propriedades rurais. Somente no setor sucroenergético, foram cerca de 240 mil hectares atingidos. Os prejuízos gerados por incêndios e queimadas no agronegócio devem ultrapassar os de R$ 2 bilhões, sendo o setor sucroenergético o mais afetado, mas atingindo também grãos e pecuária.
Leia +: https://bit.ly/3TizVhe
– Folha de S. Paulo divulga que antes mesmo de ser divulgada, a nova meta climática nacional que está sendo elaborada pelo governo brasileiro tem gerado burburinho. Na última semana, ONGs divulgaram propostas para que a próxima NDC (contribuição nacionalmente determinada, jargão da ONU para meta climática) seja ambiciosa, com grandes cortes nas emissões de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, uma carta assinada por 13 empresários do agronegócio direcionada à chefia da Secretaria Nacional de Mudanças do Clima do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), a que a Folha teve acesso, questiona o compromisso já assumido pelo Brasil de zerar o desmatamento até 2030.
Leia +: https://bit.ly/3XiyAZ3
– Globo Rural destaca que para os produtores rurais brasileiros, os juros altos dificultam os investimentos em tecnologia no campo, de acordo com o Monitor de Tendências do Agronegócio Brasileiro, elaborado pelo departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ao qual a Globo Rural teve acesso. Para elaborar o estudo, a entidade ouviu 514 pessoas de várias regiões do país. O custo inicial é a principal barreira à inovação, avaliaram 45% dos entrevistados. Para 29% deles, o custo do crédito em geral é o grande problema, e 24% afirmaram que a conectividade ruim dificulta o acesso a inovações. Dos produtores ouvidos, 26% disseram ter um pacote tecnológico adequado às suas necessidades.
Leia +: https://bit.ly/4dSUJE3
– Globo Rural fala que a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) assinaram nesta quinta-feira (5/9) um termo de compromisso para elevar o consumo de algodão no Brasil para 1 milhão de toneladas anuais. Atualmente, a demanda interna da pluma gira em torno das 700 mil toneladas no ano. “Queremos chegar a 1 milhão de toneladas de consumo e vamos trabalhar também para alcançar as 4 milhões de toneladas na exportação até 2030. Esse é o nosso compromisso”, disse Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
Leia +: https://bit.ly/4ggoali
– Valor Econômico destaca que para superar o baque causado pela entrada de Hugo Motta (Republicanos-PB) na corrida ao comando da Câmara, dirigentes e políticos do PSD e do União Brasil tiveram na quarta-feira (4) um encontro para iniciar as negociações por uma composição futura para a eleição de fevereiro de 2025. Participantes da conversa afirmam que “tudo ainda é embrionário”. A articulação tem como objetivo neutralizar novas movimentações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a disputa e atrasar o eventual anúncio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sobre quem pretende apoiar como sucessor.
Leia +: https://bit.ly/3AQyQql
– Folha de S. Paulo informa que o governo avalia que a permanência do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, no cargo é insustentável depois que a acusação de que ele assediou sexualmente uma ministra do próprio governo veio a público. A vítima seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que fez o relato do assédio a diversos integrantes do governo, como mostrou a coluna.
Leia +: https://bit.ly/47kZcgn
– Estadão fala que o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoia 12 candidatos a prefeito filiados ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais deste ano. A sigla de Bolsonaro, por sua vez, está no palanque de três concorrentes do PT a prefeituras. Os municípios onde as alianças ocorrem são pequenos em população, com realidades distantes da polarização ideológica travada pelas legendas em Brasília. Ao todo, o PT e o PL vão estar em coligações de 85 cidades. Em geral, os municípios são pequenos e do Nordeste.
Leia +: https://bit.ly/47eutS4
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com