FPA: Análise de Midia – 06/11/2023

FPA: Análise de Midia – 06/11/2023

8 de novembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 06/11

– Portal Metrópoles destaca que o Congresso Nacional segue, nesta semana, a análise de temas polêmicos que colecionam divergências dentro e fora do parlamento. Tema importante para os parlamentares é o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas. A lei foi aprovada pelo Legislativo, e parcialmente vetada pelo presidente Lula. Agora, a derrubada do veto está na mira da bancada ruralista. A sessão conjunta do Congresso Nacional para análise de vetos, prevista para o último dia 26, foi desmarcada, e agora será feita na próxima quinta-feira (9/11). A Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) pressiona para que o veto do Marco Temporal esteja na pauta.
Leia +: https://shre.ink/UeaC

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e destaca que os próximos dois anos serão de preparação para as mudanças previstas pela reforma tributária e 2026 será um período de testes. As mudanças previstas pela matéria começarão de fato a aparecer em 2027. As informações são do secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy.
Leia +: https://shre.ink/Uezf

– O Antagonista ressalta que o Brasil é conhecido pela sua vasta produção agropecuária, e os números mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam a grandiosidade desse setor. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal, o país abriga cerca de 1,9 bilhão de animais criados em fazendas, incluindo bois, vacas, galinhas, frangos e outras espécies.
Leia +: https://shre.ink/UeAA

– Globo Rural noticia que apenas 15% dos agricultores familiares brasileiros têm acesso ao crédito rural oficial, de acordo com uma pesquisa do Climate Policy Initiative/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio). O índice é similar à média de beneficiários da agricultura empresarial. Segundo o órgão, a liberação de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ocorre de forma “limitada e desigual” no país e tem fomentado a produção de grãos.
Leia +: https://shre.ink/UeAD

– Valor Econômico divulga que calcular carbono é saída para provar sustentabilidade agropecuária no Brasil. Lideranças femininas do agro estudam redução do impacto negativo da agricultura no ambiente.
Leia +: https://shre.ink/UeIX

– Globo Rural destaca que diante das mudanças climáticas e dos riscos crescentes à segurança alimentar, as maiores economias do planeta bateram recorde em subsídios ao setor agropecuário durante a pandemia, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Já o Brasil vai contra a tendência, no time dos países com uma agricultura competitiva no mercado internacional e que opera com baixo apoio estatal.
Leia +: https://shre.ink/UeI4

– Broadcast Agro, do Estadão, ressalta que uma pesquisa sobre o perfil da armazenagem agrícola no Brasil realizada com produtores rurais demonstra que 61% dos agricultores não têm estruturas de armazenagem na propriedade. O estudo, conduzido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-LOG), em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ouviu mais de mil produtores de todo o País.
Leia +: https://shre.ink/UeIb

– Globo Rural destaca que agro do Brasil opera com baixo apoio estatal em relação a outros países. China, EUA, União Europeia e Índia respondem, juntos, por quase 80% dos subsídios globais para produção de alimentos.
Leia +: https://shre.ink/UeyS

– Folha de S. Paulo destaca que centrão rebate Lula por culpá-lo pela redução de mulheres na Esplanada. Alguns parlamentares se esquivaram de comentar fala do presidente de que presença feminina diminuiu porque grupo só indicou homens.
Leia +: https://shre.ink/UeyZ

– CNN Brasil ressalta que sem a possibilidade de se reelegerem em seus respectivos postos de comando no Congresso Nacional, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), têm traçado estratégias em busca de cacifar seus sucessores. Enquanto o futuro político de cada um é organizado, os dois tentam manter a influência no Parlamento após a eleição legislativa, em fevereiro de 2025, e transferir o capital político que hoje possuem para seus substitutos.
Leia +: https://shre.ink/Uea9

– O Globo destaca que governo Lula mantém representação feminina do mesmo tamanho que a gestão Bolsonaro. Órgãos ligados às áreas de segurança e economia têm os menores níveis de paridade.
Leia +: https://shre.ink/Ueab

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar