FPA: Análise de Mídia – 12/08/2025



Análise de Mídia – 12/08/2025
– O Globo divulga que relator do projeto de lei que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no país, o deputado federal Zé Vitor (PLMG) sinalizou nesta segunda-feira que é prioridade para os defensores da medida derrubar no Congresso Nacional ao menos quatro pontos entre os 63 vetos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta, na semana passada.

O parlamentar afirmou, porém, que só irá apresentar na quarta-feira os trechos que planeja reinserir no texto. A investida deve mobilizar o governo, que tentará manter os pontos barrados por Lula. Leia +: https://bit.ly/46NDUKf

– Globo Rural destaca que políticos de oposição ao governo federal e lideranças ligadas ao agronegócio reforçaram a defesa da diplomacia e da negociação com os Estados Unidos sobre as tarifas de importação de produtos do Brasil.

As declarações foram feitas nesta segunda-feira (11/8), durante a cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela B3, em São Paulo.

“Temos a lei da reciprocidade, mas não quer dizer que temos que retaliar”, disse o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

“Vamos continuar buscando o caminho da negociação, para ter uma justa proteção aos produtores”, afirmou. Leia +: https://bit.ly/3HlM6XS


– Metrópoles informa que mais de um mês após Donald Trump ter anunciado tarifas contra produtos brasileiros, a Apex Brasil, agência que representa os interesses do agro no mercado internacional, anunciou a abertura de um escritório em Washington e a contratação de duas consultorias americanas para negociar com o governo americano.

A medida, anunciada durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio pelo presidente da Agência, Jorge Viana, nesta segunda-feira (11/8), foi lida como “atrasada” pelo setor e faz parte de uma série de iniciativas do governo federal contra a sanção dos Estados Unidos.
Leia +: https://bit.ly/3HrQvZc

– Isto É fala que o Brasil protocolou pedido de consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as medidas tarifárias do presidente norte-americano, Donald Trump, contra o país, confirmou a entidade com sede em Genebra nesta segunda-feira, 11.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) já havia anunciado a abertura da disputa na semana passada, mas a nota da OMC diz que o documento começou a circular entre os membros da Organização nesta segunda-feira.
Leia +: https://bit.ly/3V1X5sp

– O Globo informa que o ministro Fernando Haddad informou que sua reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na próxima quarta-feira, foi cancelada.

Haddad disse que o comunicado foi feito por email. Segundo ele, o motivo alegado foi falta de agenda, no entanto, uma nova data não foi agendada.
Leia +: https://bit.ly/45sTLeZ

– Estadão divulga que a linha de crédito a ser oferecida pelo BNDES aos produtores afetados pelo tarifaço de 50% de Donald Trump deverá exigir contrapartidas na manutenção do emprego.

Uma pessoa da equipe econômica do governo, que falou sob reserva, disse que o objetivo do governo neste momento é ajudar as empresas exportadoras e seus fornecedores, que também terão acesso ao auxílio, mas também os trabalhadores ameaçados de perder o emprego.

Como mostrou o Estadão, o governo deverá oferecer uma linha de crédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado para os afetados e um parcelamento no pagamento de impostos federais.
Leia +: https://bit.ly/3HlQypy

– Folha de S. Paulo destaca que a busca pela abertura de novos mercados para exportação de carne bovina levou uma comitiva formada pelos principais frigoríficos do Brasil até o Vietnã, mercado que acaba de abrir suas portas para a proteína brasileira.

Uma missão oficial brasileira esteve na capital, Hanói, na semana passada, após incursões feitas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto às autoridades vietnamitas.

Representantes de 17 frigoríficos e empresas do setor, incluindo gigantes como JBS, Marfrig, Minerva e Masterboi, participaram das discussões diretas com mais de uma dezena de importadores.
Leia +: https://bit.ly/4fz9hdJ 

– Globo Rural fala que o governo brasileiro finalizou, junto ao governo da Guatemala, a negociação fitossanitária que permitirá a exportação de mudas “in vitro” de cana-de-açúcar do Brasil para o país centro-americano.

A medida marca a abertura de um novo mercado para o setor agropecuário brasileiro.

A exportação de mudas produzidas em laboratório representa uma oportunidade para empresas brasileiras atuantes nos segmentos de biotecnologia, consultoria e assistência técnica, com potencial para novas parcerias comerciais.
Leia +: https://bit.ly/4mBjcSl

– Valor Econômico informa que o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), anunciou nesta segunda-feira (11) que irá encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra os deputados bolsonaristas que bloquearam os trabalhos do Congresso Nacional, na semana passada.

A avaliação dos governistas é de que o motim pode ser caracterizado como uma continuidade dos atos golpistas de 8 de janeiro.

O petista também reclamou da forma pela qual a Mesa Diretora da Câmara está tratando as possíveis sanções aos deputados que ocuparam o plenário da Casa.

Até o momento, Motta apenas encaminhou à corregedoria os nomes indicados por partidos políticos, caminho que pode ser moroso até a definição de punições.
Leia +: https://bit.ly/3HsDf6w

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

– Folha de S. Paulo divulga que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, em entrevista, que não há ambiente entre os deputados para uma anistia ampla, geral e irrestrita —expressão que bolsonaristas têm usado para se referir a uma medida que livre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu acusado de golpismo, de uma condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Para que seja pautada, Motta afirmou que a anistia, assim como o fim do foro privilegiado, tem que conquistar maioria no colégio de líderes, órgão que discute o que será votado a cada semana.
Leia +: https://bit.ly/45rrNjE

– Estadão fala que a Corregedoria da Câmara recebeu nesta segundafeira, 11, uma representação encaminhada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), contra os parlamentares que participaram do motim que impediu os trabalhos legislativos na semana passada.

A representação pode levar à suspensão dos mandatos de 14 deputados federais.

Em reação à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parlamentares da oposição ao governo Lula ocuparam as Mesas Diretoras das duas Casas do Congresso.

Na Câmara, o motim durou mais de 30 horas.
Leia +: https://bit.ly/4mdWXlO

Portais Parceiros