FPA: Análise de Mídia – 14/08/2023

FPA: Análise de Mídia – 14/08/2023

14 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 14/08

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que o setor produtivo está pedindo ao Ministério da Fazenda a suplementação de R$ 1 bilhão no orçamento do seguro rural deste ano. A reivindicação permitiria alcançar o montante de R$ 2 bilhões no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) até o fim do ano. A demanda foi levada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Leia +: https://shre.ink/aP5V

– CNN Brasil ressalta que a Frente Parlamentar da Agropecuária está negociando a recondução dos membros afastados da CPI do MST. Segundo apuração, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), conversou sobre o assunto com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por telefone.
Leia +: https://shre.ink/aI4u

– Gazeta do Povo destaca que crise do leite expõe fragilidades do Brasil para competir com Argentina e Uruguai. O temor de uma quebradeira na atividade leiteira levou o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), representante do setor, a se reunir com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para reivindicar ações reguladoras do governo.
Leia +: https://shre.ink/aIZc

– Poder 360° destaca que Incra divulga regras para criação de assentamentos em áreas rurais. Documento revoga normas estabelecidas no governo de Jair Bolsonaro e fala em reduzir a burocracia.
Leia +: https://shre.ink/aI4E

– Estadão ressalta que exaltar o agronegócio virou receita de sucesso na música brasileira. Variação do sertanejo, liderada por Ana Castela, une som rural de raiz a batidas urbanas para falar sobre o Brasil do ‘agro’ que já mostra sua força na economia, mas não se via representado na cultura.
Leia +: https://shre.ink/aI4d

– O Globo fala que na lista de medidas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão mudanças no licenciamento ambiental, que ainda serão detalhadas pelo governo. Uma das mudanças é o “aprimoramento do planejamento da oferta dos blocos para exploração e produção de petróleo e gás, a fim de facilitar os procedimentos de licenciamento ambiental”, de acordo com a Casa Civil.
Leia +: https://shre.ink/aIZO

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que o Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial, que dois novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil. No total, há 77 casos da doença em aves silvestres no País e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica.
Leia +: https://shre.ink/aI6M

– Valor Econômico noticia que de volta a Brasília, após viagens no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá definir a reforma ministerial. Trocas em postos da Esplanada estão em negociação para atrair partidos do Centrão para a base do governo no Congresso. A Câmara tem sessões de votação previstas, mas ainda é incerto se serão pautados o projeto do novo arcabouço fiscal.
Leia +: https://shre.ink/aIlL

– Folha de S. Paulo diz que o PP lançou uma ofensiva para tentar se fortalecer e ampliar a bancada no Congresso Nacional em meio à negociação para ganhar um ministério no governo Lula (PT). O partido mira principalmente o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Comandado pelo ex-ministro bolsonarista Ciro Nogueira, o PP reúne hoje 49 deputados. É a quarta maior legenda na Câmara dos Deputados. O plano é atrair pelo menos três integrantes do PL e negociar com deputados de outros partidos menores. Com isso, o PP poderá se aproximar da União Brasil, com a terceira maior bancada, com 59 deputados.
Leia +: https://shre.ink/aIMa

– O Globo destaca que Lula afirma que vai conversar ‘com quem tem voto’ e volta a defender aproximação com Lira. Planalto já confirmou a entrada do PP e do Republicanos na esplanada dos ministérios na tentativa de ampliar o apoio no Congresso Nacional.
Leia +: https://shre.ink/aI6d

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar