FPA: Análise de Mídia – 18/08

FPA: Análise de Mídia – 18/08

19 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

– Folha de S. Paulo ressalta que a bancada ruralista e o governo Lula (PT) tentam chegar a um acordo para destravar o projeto de lei dos agrotóxicos, apelidado por ambientalistas de PL do Veneno. Atualmente, a proposta está na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sob relatoria de Fabiano Contarato (PT-ES). Pelo menos três encontros foram feitos desde julho com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente e da senadora Tereza Cristina (PP-MS), um dos principais nomes da bancada do agro.
Leia +: https://shre.ink/awB2

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e ressalta que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que a pasta está trabalhando junto com a equipe econômica para buscar suplementação do orçamento do programa de subvenção ao seguro rural (PSR) para este ano. “Orçamento é sempre algo difícil. Há alguns anos, (o setor) tenta essa suplementação e o País sempre deixa disponível algo em torno de R$ 1 bilhão. Estamos trabalhando com o ministro da Fazenda, (Fernando) Haddad, e com a equipe econômica para a suplementação”, disse.
Leia +: https://shre.ink/awQF

– Valor Econômico destaca que o relator do projeto de lei que muda a regra de empate nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), senador Otto Alencar (PSD-BA), pretende apresentar seu parecer na segunda-feira (21) para que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) delibere sobre a matéria na próxima semana. Segundo o Valor apurou, a tendência é que Otto atenda um pedido feito pelo Ministério da Fazenda para não alterar o texto que veio da Câmara do Deputados.
Leia +: https://shre.ink/awKC

– AgroMais ressalta que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o boletim “Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro”, uma publicação inédita feita em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para analisar a população ocupada no setor a cada trimestre e a evolução do “estoque de empregos”, comparando com a série histórica já feita pelo Cepea desde 2012. O primeiro trimestre de 2023 registrou números positivos para o agronegócio. De acordo com estudo feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a população ocupada (PO) no setor foi de 28,1 milhões de pessoas.
Leia +: https://shre.ink/awBM

– Revista Exame divulga que para que o agronegócio continue pujante e contribuindo para o superávit da balança comercial brasileira, os estados estão em busca de ampliar a capacidade de infraestrutura e logística. O assunto foi abordado nesta quinta-feira, 17, pelos governadores Mauro Mendes, do Mato Grosso; Ronaldo Caiado, de Goiás; e Tarcísio de Freitas, de São Paulo, durante o AgroForum 2023, realizado pelo BTG Pactual.
Leia +: https://shre.ink/awQI

– Globo Rural destaca que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reafirmou nesta quinta-feira (17/08), que é “radicalmente contra” as invasões de terra e condenou os atos de ocupação de áreas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele ponderou, no entanto, que a luta pela terra é legítima, mas sem infringir a lei. “Defendo o direito de propriedade para todos, dentro da ordem e dentro da lei. Invasão não se justifica”, disse durante audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST.
Leia +: https://shre.ink/azcU

– Valor Econômico noticia que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A informação foi publicada pelo g1 e confirmada pelo “O Globo”.
Leia +: https://shre.ink/aw0z

– O Globo fala que diante da ofensiva do Centrão para ter um ministério de peso na reforma que será promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT e PSB se movimentaram ontem para não perderem espaço no governo. Enquanto Wellington Dias (PT), chefe da pasta do Desenvolvimento Social, buscou reforçar o diálogo com Lula e ganhou sinais de prestígio na Esplanada, Márcio França (PSB), de Portos e Aeroportos, recorreu ao vice-presidente Geraldo Alckmin.
Leia +: https://shre.ink/awDQ

– Folha de S. Paulo destaca que os conselhos de aeroportos concedidos à iniciativa privada, mas que mantêm 49% de participação estatal, foram loteados com a indicação de oito pessoas ligadas ao PSB, partido do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Os oito conselheiros, que não têm experiência prévia no setor, de acordo com os currículos divulgados, foram indicados formalmente pela Infraero, subordinada ao ministério.
Leia +: https://shre.ink/awka

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar