
FPA; Análise de Mídia – 20/11/2023
20 de novembro de 2023Análise de Mídia – 20/11

– Estadão destaca que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentou um conjunto de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, para garantir a produção do setor. Os deputados pedem que quatro emendas sejam acrescentadas à lei que definirá o orçamento do próximo ano. Uma das emendas apresentadas pela bancada quer aumentar o orçamento necessário para operar o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O seguro serve para minimizar as perdas do agricultor em decorrência de fatores ocasionados pelo clima e recuperar o capital investido na lavoura em caso de estragos.
Leia +: https://shre.ink/TyHQ

– Globo Rural | Ruralistas apresentam emendas ao Orçamento de 2024
– Uol | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas
– IstoÉ | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas
– Revista Exame | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas
– Portal Terra | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas; saiba como
– Portal InfoMoney | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas
– IstoÉ Dinheiro | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas
– Notícias Agrícolas | FPA apresenta emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias
– Canal Rural | FPA propõe aumento de orçamento do seguro rural por conta do clima
– Gazeta do Povo | Reforma Tributária, LDO e arrecadação: Os desafios antes do recesso
– Portal O Povo | Bancada do agro propõe aumentar seguro rural por conta das mudanças climáticas
– O Globo destaca que Alexandre de Moraes contrariou ruralistas no julgamento que envolve o controle da compra de terras por estrangeiros no Brasil. Relator do caso, o ministro do STF votou contra o pedido feito pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), responsável pela ação que contesta dispositivos da Lei 6.739/1979, a qual permite ao corregedor-geral da Justiça cancelar registro de imóvel rural.
Leia +: https://shre.ink/Tyx4
– O Antagonista ressalta que a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente tornou-se alvo de dois convites para comparecer em distintas comissões do Congresso na semana que vem. Na terça, 21, ela é aguardada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que apura a atuação de ONGs. O requerimento foi apresentado pelo presidente, o senador Plínio Valério (PSDB-AM). De acordo com ele, caso a ministra não vá ao colegiado, será apresentado um requerimento de convocação.
Leia +: https://shre.ink/Tyxz
– O Globo destaca que parlamentares que fazem oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva iniciaram uma série de ataques à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ao próprio presidente em meio à forte onda de calor e a série de queimadas no Pantanal que se espalha esta semana pelo Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Em postagens nas redes sociais, senadores e deputados questionam as medidas do Planalto para combater os incêndios e cobram posicionamentos dos dois sobre o desastre ambiental.
Leia +: https://shre.ink/TyxS
– Artigo do Reinaldo José Lopes, na Folha de S. Paulo, ressalta que problema do agro é achar que suas soluções são imutáveis quando as regras do jogo mudaram. O Jornalista explica que o setor está diante de uma solução temporária que quer se entronizar como perpétua.
Leia +: https://shre.ink/TyBk
– O Globo destaca que Pacheco já não esconde pretensão de disputar o governo de Minas e amplia a artilharia contra Zema de olho em 2026. Após abraçar pautas que incomodam o Supremo Tribunal Federal (STF) e intensificar o diálogo com a bancada ruralista, presidente do Senado acena agora para público do governador mineiro.
Leia +: https://shre.ink/TyBl
– Valor Econômico destaca que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira que o repasse de crédito para a agricultura no país poderá ser suspenso caso o banco tenha que devolver ainda neste mês R$ 22,6 bilhões ao Tesouro Nacional. “Se tivermos que fazer a antecipação agora, nós teríamos que retardar aprovações, desacelerar e cortar recursos”, afirmou durante coletiva de imprensa sobre os resultados trimestrais do banco. “Nós vamos ter que suspender crédito para a agricultura e já estou avisando antecipadamente a bancada ruralista. Vai ter que cortar.”
Leia +: https://shre.ink/TyK3
– Globo Rural ressalta que iniciativas buscam aumentar inclusão digital de produtores. Enquanto para os grandes produtores os benefícios de uma lavoura conectada já são realidade, para os pequenos e médios os potenciais de máquinas e implementos conectados ainda parecem ficção científica.
Leia +: https://shre.ink/TyQu
– Valor Econômico destaca que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Citrosuco anunciaram uma nova chamada de propostas para a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) na área da citricultura. O Centro selecionado deverá realizar projetos de pesquisa de classe internacional sobre conhecimento teórico e prático, com orientações para aplicações inovadoras no segmento.
Leia +: https://shre.ink/TyQo

– Valor Econômico ressalta que Senado discute fundos offshore e pode votar PEC que limita decisões do STF nesta semana. Outro destaque é que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso deve votar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 até sexta-feira (24).
Leia +: https://shre.ink/Tylu
– Portal Metrópoles destaca que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve decidir hoje (20), depois de reunião com líderes, se coloca à votação a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária na casa. O deputado sinalizou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que precisa de mais tempo para analisar o texto que veio do Senado.
Leia +: https://shre.ink/TyKi
– Estadão noticia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tirou o poder de quatro ministros do governo e mudou a destinação de recursos que estavam sob controle do primeiro escalão. O Executivo vai usar o dinheiro para montar um ‘pacotão’ de emendas para o Centrão no fim do ano.
Leia +: https://shre.ink/Tywo
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com