FPA: Análise de Mídia = 24/032025

Análise de Mídia

– 24/03/2025
– Coluna do Estadão destaca que a aprovação do Orçamento Geral da União de 2025 e o aumento da taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, com sinalização de ampliação, vão impactar as duas principais políticas públicas voltadas ao agronegócio, o que gera preocupação para o setor.

O Plano Safra 25/26 deve enfrentar desafios, e especialistas convergem na opinião de que será uma “ginástica” para o governo.

Ex-ministra da Agricultura, a senadora, Tereza Cristina (PP-MS), disse à Coluna do Estadão que “não queria estar na pele do ministro da Agricultura”.

Isso porque o quadro para o próximo Plano Safra causa “preocupação”, já que os recursos previstos com os atuais juros devem “financiar bem menos do que foi financiado no ano passado”.

Ela também criticou a falta de um controle fiscal por parte do governo. Na mesma linha, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), também condenou o “descontrole fiscal” do governo.

Ele classificou o orçamento aprovado na última quinta-feira, 20, “como populista e direcionado para promessas de campanha, sem nenhuma sinalização de ajuste fiscal”.
Leia +: https://bit.ly/41RPyj7

– UOL | Frente Parlamentar da Agropecuária quer mais dinheiro para subvenção ao seguro rural
– Agro Estadão | Plano Safra 25/26 e Seguro Rural preocupam setor após aprovação do Orçamento 2025
– R7 | Seguro rural enfrenta desafios e setor agropecuário cobra reforço orçamentário
– Globo Rural informa que os agricultores que quiserem exercer o direito de venda de arroz para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderão vender o produto negociado em contrato a partir do final de abril, disse nesta sexta-feira (21/3) a estatal, em comunicado.

Anteriormente, o prazo seria em agosto, mas o pedido de antecipação foi feito por conta da baixa na cotação do arroz no mercado interno, disse o ministro Carlos Fávaro.

O governo federal abriu um crédito extraordinário para a realização da medida que tem como objetivo garantir renda ao produtor, estimular a produção para atender o consumo interno e formar estoques públicos.
Leia +: https://bit.ly/4iTr3ZL

– Painel, da Folha de S. Paulo, divulga que parlamentares ligados ao agronegócio se articulam para lançar um programa de promoção à carne e outras proteínas brasileiras no exterior, em um esforço para melhorar a imagem do país principalmente junto ao mercado europeu. 

O Programa Nacional de Promoção Internacional das Proteínas Brasileiras integraria o Ministério das Relações Exteriores e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e consistiria em ações coletivas para a divulgação da carne brasileira.

O projeto de lei propõe a criação de estandes permanentes de divulgação em escritórios internacionais e a adoção de campanhas publicitárias no exterior que destaquem a qualidade e a sustentabilidade da carne brasileira.
Leia +: https://bit.ly/4bZtHLq

– Globo Rural destaca que as exportações de soja do Brasil deverão totalizar 107 milhões de toneladas em 2025, um volume maior que as 98,813 milhões em 2024, ou alta de 8%, segundo previsão da Safras & Mercado, que manteve suas estimativas em relação ao último dado, divulgado em fevereiro.

A Safras indica esmagamento de 55,5 milhões de toneladas em 2025 e de 54,6 milhões de toneladas em 2024. Não houve alterações nestes números na comparação com fevereiro.
Leia +: https://bit.ly/4hGQjkV

– Globo Rural fala que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) começou a utilizar drones na fiscalização de plantios no Estado de São Paulo.

A primeira operação foi realizada essa semana em uma área experimental de cana-de-açúcar geneticamente modificada, que ainda não está liberada para comercialização.

A tecnologia, segundo o Ministério, promete agilidade na fiscalização e segurança para os servidores, já que reduz a exposição a condições adversas e diminui a necessidade de deslocamentos.

A principal função dos drones é captar imagens detalhadas das áreas de cultivo, o que facilita o processo de comparação entre os dados apresentados pelas empresas e a realidade no campo.
Leia +: https://bit.ly/4hCbjJA



– O Globo divulga que enquanto tenta enfrentar a resistência dos evangélicos, usualmente mais à direita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se vê em dificuldade também junto aos católicos, entre os quais sempre manteve popularidade maior.

Além da queda de aprovação no segmento, que acompanhou o movimento desfavorável no eleitorado geral e recuou de 42% para 28% na última pesquisa Datafolha, de fevereiro, o petista enfrenta uma ofensiva bolsonarista direcionada a lideranças do catolicismo.

É justamente na arena digital, onde já leva vantagem sobre os rivais, que a direita faz seus principais acenos aos católicos.
Leia +: https://bit.ly/4iSuj7J

– Valor Econômico informa que a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Ásia nos próximos dias, que terá na comitiva os presidentes da Câmara e do Senado, tende a esvaziar a agenda do Legislativo nesta semana.

Já o calendário do Judiciário começa a ser ocupado pela análise das denúncias contra os suspeitos por tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A partir de terça-feira (25), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se Bolsonaro e outros sete denunciados devem ou não se tornar réus.
Leia +: https://bit.ly/4kTvntO

– Coluna do Estadão fala que ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva faz um périplo pelo País em campanha pela presidência do PT. Nesses primeiros três meses do ano, já viajou a nove estados.

O foco tem sido nos locais com mais número de filiados que votarão em julho para escolher o novo comando do partido e também onde ele sabe que precisa conter dissidências, como o Rio de Janeiro.

Edinho também incluiu no roteiro uma viagem semanal a Brasília, onde tenta com a cúpula petista construir unidade e aguarda gestos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua candidatura.

O ex-prefeito busca aliança em torno de propostas para um partido menos belicoso e com renovação na pauta.
Leia +: https://bit.ly/4c3PL7C

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com