No destaque Governador de SP Tarcísio de Freitas e Lula possíveis candidatos à Presidência
Análise de Mídia – 30/06/2025
– O Globo divulga que mesmo sem um aceno favorável do ex-presidente Jair Bolsonaro, partidos do Centrão começam a se movimentar para construir uma candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e cobiçam indicar um nome para vicepresidente na chapa.
Siglas como o PP e o União Brasil, que anunciaram uma federação, já pressionam internamente para que o assunto saia do círculo de conversas reservadas e seja tratado publicamente.
“Não sendo o Bolsonaro o candidato, será um desses governadores: Tarcísio, Ratinho (Jr.), (Ronaldo) Caiado, (Romeu) Zema ou a (senadora) Tereza Cristina, mas tem que esperar o que vai acontecer”, disse o coordenador da bancada ruralista no Congresso, deputado Pedro Lupion (PP-RS).
O parlamentar também declarou que o ideal seria Bolsonaro nomear logo um sucessor, mas ressaltou que é preciso esperar “o timing” do ex-presidente.
Leia +: https://bit.ly/3TOxDWQ
– Globo Rural divulga que após mais uma rodada de discussões técnicas e da primeira reunião para decisão política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (26/6), a equipe do governo que atua na formulação do Plano Safra definiu que haverá alta de juros em praticamente todas as linhas de crédito rural para pequenos, médios e grandes produtores na temporada 2025/26.
A elevação será entre 1,5 ponto percentual e 2,5 pontos percentuais, afirmaram duas fontes que participam da construção dos programas de financiamentos agrícolas.
Leia +: https://bit.ly/4nsmbhi
– Agro Estadão destaca que o governo brasileiro anunciou a conclusão de um acordo para que o país possa exportar peixes ornamentais vivos para o Uruguai.
Em nota conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério de Relações Exteriores (MRE), as pastas apontam que a abertura do mercado “gera oportunidades de incremento do comércio bilateral”.
O vizinho sulamericano se destaca na compra de carnes, produtos florestais, chá, mate e especiarias produzidas no Brasil.
Leia +: https://bit.ly/4lrqkQB
– Gazeta do Povo fala que ainda dependendo da aprovação pela Câmara dos Deputados e da sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o projeto da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental já é tratado por membros do Supremo Tribunal Federal (STF) como assunto para análise da corte. Decano do Supremo, Gilmar Mendes, disse no fim de maio que o tema “certamente” será judicializado.
“Eu sei que a relatora desse projeto no Senado foi a senadora Tereza Cristina [PP-MS], uma experiente parlamentar, foi ministra da Agricultura, e está buscando a racionalização. Vamos aguardar os desdobramentos”, disse a jornalistas durante o Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio, em Mato Grosso.
Leia +: https://bit.ly/3GmdAvO
– Poder 360 informa que a AGU (Advocacia-Geral da União) entregou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um Plano Transitório para Regularização de Terras Indígenas em Litígio Judicial.
O plano visa a concluir procedimentos demarcatórios de 8 terras indígenas já homologadas ou declaradas, mediante conciliação com proprietários que possuem títulos válidos e contestam as demarcações na Justiça.
A iniciativa envolve áreas que somam aproximadamente 57 mil hectares em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
O Governo Federal pretende indenizar, via precatórios, pelo menos 752 ocupantes dessas terras indígenas ao longo de 12 meses após a homologação do plano pelo STF. Leia +: https://bit.ly/3ZX9YHk
– Agência Brasil fala que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinaram nesta sexta-feira (27) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que vai permitir atuação conjunta para acelerar a regularização fundiária de 1,9 milhão de hectares – o equivalente a cerca de 7% do território do estado que atualmente pertence à União.
“A iniciativa integrará sistemas de gestão e agilizará a titulação de terras públicas rurais e urbanas, envolvendo os Ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins)”, informou o Palácio do Planalto.
Leia +: https://bit.ly/3ZVqQON
– O Globo divulga que a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, teve 12,4 mil pessoas no horário de pico, por volta das 15h40 da tarde. A estimativa é do grupo de pesquisa “Monitor do debate político” do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
A margem de erro do levantamento é de 1,5 mil pessoas para mais ou para menos.
O protesto deste domingo adotou como mote o tema “Justiça Já” e partiu não apenas de figuras políticas do entorno do ex-presidente e do pastor Silas Malafaia, mas também de uma série de outras lideranças evangélicas, que gravaram vídeo sob medida para cobrar mais do que “orações” dos fiéis.
Leia +: https://bit.ly/3TPH9sK
– Estadão fala que o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva registra a base mais infiel das últimas três décadas: apenas 72% dos votos de deputados de partidos com ministérios foram favoráveis ao Planalto nas votações de interesse do governo na Câmara dos Deputados.
A fragilidade da coalizão ajuda a explicar uma sequência de derrotas recentes, como a aprovação do projeto que derrubou o decreto do IOF – medida apoiada por legendas como União Brasil, MDB, PSD, Republicanos, PP, PDT e PSB, que juntas controlam doze ministérios.
As dificuldades ganham ainda mais peso em um ano pré-eleitoral, quando o presidente petista precisa consolidar maiorias para aprovar projetos estratégicos de olho na disputa presidencial de 2026.
Leia +: https://bit.ly/45Ic4hX
– O Globo informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o decreto aprovado no Congresso sustando o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O martelo foi batido após uma longa conversa entre o petista e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Há um entendimento agora unânime dentro do governo sobre a necessidade de declarar a inconstitucionalidade do ato do Congresso.
A avaliação é que, ao sustar o decreto presidencial do IOF, o Legislativo infringiu a separação de poderes.
Leia +: https://bit.ly/3Gp3Fpj
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com