FPA: Análise de Mídia – 30/08/2024
1 de setembro de 2024Análise de Mídia – 30/08/2024
– Uol destaca que o Congresso Nacional aprovou em sessão conjunta nesta quinta-feira (29) um projeto de lei que prevê a facilitação ao crédito para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A matéria, que foi aprovada de forma simbólica, altera a Lei Orçamentária de 2024 (LDO) e vai à sanção do presidente da República. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também articulou pela aprovação do projeto.
Leia +: https://bit.ly/3Zb4oSd
– Globo Rural destaca que o Congresso Nacional aprovou, nesta quintafeira (29/8), o projeto de lei (PLN 25/2024) que retira impedimentos para o acesso de produtores rurais e empresas do Rio Grande do Sul a novos financiamentos. Na prática, a proposta permite retirar as restrições (‘desnegativação’) desses credores para facilitar a obtenção de crédito nas agências de fomento oficiais em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio deste ano. Leia +: https://bit.ly/4cS55CW – IstoÉ ressalta que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou atrás e confirmou sua participação na Expointer, feira agropecuária em Esteio, no Rio Grande do Sul. No fim da noite de quinta-feira (29), Fávaro informou aos organizadores e lideranças do setor produtivo gaúcho que vai ao evento nesta sexta-feira, 30. O ministro estará presente na cerimônia de abertura, com desfile dos campeões e pronunciamento das autoridades.
Leia +: https://bit.ly/3Z3nwBm
– Poder 360° destaca que o Pantanal enfrenta desde o início do ano uma série de incêndios que já consumiram 2,3 milhões de hectares, representando 15,61% de sua extensão total. Os dados foram divulgados pelo Lasa da UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro) nesta 3ª feira (29.ago.2024).
Leia +: https://bit.ly/4cOIA1A
– Globo Rural ressalta que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo atualizou nesta quinta-feira (29/8), à pedido da reportagem, que as áreas atingidas pelos incêndios chegam a 8.049 propriedades em 317 municípios paulistas. Os números foram mapeados pelas 39 Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da pasta. A secretaria reafirmou que as principais cadeias produtivas prejudicadas foram a cana-de-açúcar, a bovinocultura de corte e de leite, a fruticultura, a heveicultura, a cafeicultura, o eucalipto e a apicultura. As perdas superam R$ 1 bilhão.
Leia +: https://bit.ly/3Xm0N2e
– Valor Econômico destaca que uma comitiva brasileira, formada por representantes do governo e empresários do setor agropecuário, está no México nesta semana para negociar a manutenção de condições mais favoráveis para o comércio de produtos brasileiros aos mexicanos. A principal missão será conversar com representantes do governo mexicano, tanto o atual quanto o eleito, que assumirá em outubro, para articular a renovação do Pacic, um programa local contra a inflação que, entre outras medidas, zera a tarifa de importação de vários produtos.
Leia +: https://bit.ly/4e1w4wJ
– Estadão ressalta que os incêndios em São Paulo provocaram a morte de 2,3 mil animais, entre bovinos e frangos, segundo levantamento da ONG Sinergia Animal. Em um único assentamento na área rural de Pradópolis, as chamas causaram a morte de 217 porcos, frangos e galinhas. E em Santo Antônio do Aracanguá, ao menos 43 bois morreram carbonizados em uma fazenda.
Leia +: https://bit.ly/3AKL0Bg
– Valor Econômico destaca que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), líderes e presidentes de partidos passaram a semana em intensas negociações para tentar definir o candidato à sucessão dele, mas até o momento segue o impasse em torno da unificação de candidaturas e não há certeza se Lira fará o anúncio esta semana ou se aguardará mais alguns dias em busca de consenso. A maioria dos aliados dele avalia que a decisão foi adiada para a próxima semana, mas há quem aposte que o nome pode sair até sábado, já que as costuras continuam.
Leia +: https://bit.ly/3Z1kpdj
– Folha de S. Paulo ressalta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (30) que “todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição e às leis brasileiras” e que, diante disso, o empresário Elon Musk tem que aceitar as regras e cumpri-las. A rede social X (antigo Twitter), de Musk, afirmou na noite desta quinta-feira (29) que não cumprirá ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e disse esperar ser bloqueada no Brasil.
Leia +: https://bit.ly/475d8eg
– O Globo destaca que o primeira rodada de programas de rádio do horário eleitoral gratuito dos candidatos à prefeitura de São Paulo, que foi ao ar na manhã desta sexta-feira (30), trouxe Ricardo Nunes (MDB) exaltando Bruno Covas e sua trajetória como vereador e Guilherme Boulos (PSOL) se colocando como opção à “ameaça bolsonarista” de Nunes e Marçal (PRTB). Já Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB), que tiveram menos tempo, fizeram um programa basicamente destacando seus jingles e seus números nas urnas — no caso do apresentador, ele criticou quem “não cumpre promessa com o povo”.
Leia +: https://bit.ly/3XozCDR
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com