Análise de Mídia
– 31/03/2025
– Globo Rural destaca que a resolução nº 5.202/2024, aprovada nessa quinta-feira (27/3) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), flexibilizou as possibilidades de investimentos dos fundos de pensão, vinculados a estatais e empresas privadas.
A medida autorizou a aplicação de recursos em novos ativos, entre eles os Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro).
O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), autor da lei dos Fiagros, classificou a decisão como um avanço.
A resolução permite aos fundos previdenciários a aquisição de cotas de Fiagros até o limite de 10% da composição.
Em nota, a FPA disse que a resolução “é fundamental diante da necessidade crescente de financiamento para o setor agropecuário, que deverá ter uma demanda financeira superior a R$ 1 trilhão na próxima safra”.
Leia +: https://bit.ly/3FKsFXD
– Veja divulga que representantes do agronegócio brasileiro e de mercados estrangeiros vão se reunir no Agrotalk Show 2025, evento que será sediado na cidade de Ribeirão Preto (SP) no próximo dia 27 de abril.
Entre as presenças confirmadas, estão a senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion, a cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Martina Hackelberg, e o presidente da Câmara de Comércio Argentino- Brasileira, Federico Servideo.
O evento vai contar com painéis de especialistas dos setores público e privado com o propósito de discutir os desafios do agronegócio brasileiro e sua relação com a economia global.
Leia +: https://bit.ly/4c8CoTw
– Isto É informa que técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam entre 30 de março e 12 de abril levantamento de dados sobre a safra de café 2024/25 em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A ação integra o 2º Levantamento da Safra de Café, que será divulgado pela Conab no dia 6 de maio.
Conta com a participação de mais de duzentos informantes, incluindo cooperativas agrícolas, produtores, empresas de assistência técnica, revendas de insumos e consultorias especializadas.
Leia +: https://bit.ly/4hSjzVK
– Folha de S. Paulo divulga que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recuou da tentativa de regulamentar a mineração em terras indígenas por meio de grupo de conciliação que analisa o marco temporal.
Dentro deste mesmo grupo, a AdvocaciaGeral da União (AGU) do governo Lula (PT) fez uma proposta de anteprojeto de lei que prevê a indenização ou compensação a proprietários que tenham suas terras convertidas em territórios indígenas.
A mesa de conciliação está prevista para terminar na próxima quarta-feira (2) e deve ter como principal resultado um projeto de lei sobre o tema, que será enviado ao Congresso.
Leia +: https://bit.ly/3QWftkE
– Estadão destaca que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está se preparando para apresentar na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP-30) uma série de iniciativas focadas na sustentabilidade e na agricultura regenerativa, com o objetivo de posicionar o Brasil como uma potência agroambiental, relatou a presidente da estatal de pesquisa agropecuária, Silvia Massruhá, durante participação no COP-30 Business Forum, promovido nesta sexta-feira, 28, em São Paulo, pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil).
Durante sua apresentação, ela abordou a atuação da Embrapa no desenvolvimento de soluções voltadas para a recuperação de pastagens degradadas.
Leia +: https://bit.ly/4486nZN
– Isto É fala que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou o trabalho feito para ampliar o comércio com o Vietnã e que resultou na abertura do mercado do país para a carne bovina nacional. Conforme a pasta, desde o início desta gestão, foram abertos quatro novos mercados no Vietnã, além da facilitação do comércio de couro brasileiro no país.
Atualmente, o país asiático importa cerca de 300 mil toneladas de carne bovina por ano e tem no Brasil seu principal parceiro comercial na América Latina, disse o ministério.
Leia +: https://bit.ly/3FNDAzG
– O Globo divulga que a manifestação convocada por organizações de esquerda neste domingo (30) em São Paulo reuniu 6.600 pessoas, segundo o grupo de pesquisa “Monitor do debate político”, da Universidade de São Paulo (USP), e a ONG More in Common.
O protesto, iniciado na praça Oswaldo Cruz, no final da Avenida Paulista, desceu em passeata o bairro do Paraíso, pedindo a prisão de Jair Bolsonaro, réu em processo por tentativa de golpe de Estado. Há duas semanas, o ex-presidente conseguiu reunir em seu favor 18 mil pessoas no Rio, em cálculo também feito pelos pesquisadores da USP com base em imagens aéreas.
Leia +: https://bit.ly/4j4nqQO
– Folha de S. Paulo informa que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), dá o pontapé inicial da sucessão presidencial de 2026 e lança sua pré-candidatura ao Planalto na próxima sexta-feira (4) em um cenário que inclui divisões internas em seu próprio partido e desconfiança do eleitor bolsonarista.
Em seu segundo mandato com governador de Goiás, Caiado quer aproveitar o vácuo na direita com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pautar temas como o da segurança pública e atuar como contraponto ao governo Lula (PT).
Leia +: https://bit.ly/3QXS16G
– Valor Econômico destaca que com a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas, deputados bolsonaristas devem reforçar a pressão no Congresso para a aprovação de uma anistia ao expresidente.
Os parlamentares devem se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o projeto de lei que trata desse tema.
Os deputados de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ampliar para o plenário a estratégia de obstrução de votação de propostas que já vem ocorrendo nas comissões.
Leia +: https://bit.ly/3XEaGYZ
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com