Franchising expande na Região Centro-Oeste e fatura mais de R$14,7 bi em 2020
2 de abril de 2021Foto: Google
Atualmente, há mais de 13 mil unidades em operação na Região
Goiás, 2 de abril do ano 2021 – A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acompanha o desempenho do setor nacional e regionalmente, por estados e municípios. No recorte feito sobre o desempenho do mercado de franquias na Região Centro-Oeste em 2020, o estudo aponta o impacto da pandemia, mas alguns segmentos, como Comunicação, Informática e Eletrônicos, Casa e Construção e Serviços e Outros Negócios apresentaram crescimento expressivo, comparado a 2019, mesmo em um cenário de incertezas. No período pesquisado, o mercado de franquias na Região apresentou faturamento de R$ 14,714 bilhões.
Comunicação, Informática e Eletrônicos registrou uma alta no faturamento de 19,2% (R$ 444 milhões), seguido de Casa e Construção, com variação positiva de 17% (R$ 1,135 bilhões) e Serviços e Outros Negócios, com receita 10,7% maior (R$ 2,046 bilhões).
Outro ponto importante é que, apesar dos impactos da pandemia de Covid-19, o número de unidades cresceu de 2,5% no período e, neste quesito, o segmento de Serviços e Outros Negócios ocupaa liderança, com expansão de 19,1%, passando de 2.278 operações para 2.713.
Já no que se refere à geração de empregos diretos, o segmento de Limpeza e Conservação é líder absoluto, com 29,2% de alta, gerando mais de 2 mil e 200 postos de trabalho.
“A região Centro-Oeste tem um grande potencial ainda a ser explorado e esperamos que empreendedores possam enxergar isso por meio dos números que se mostram expressivos, mesmo diante do cenário de incertezas pelo qual estamos passando. Por menos que isso, muitos futuros empreendedores já desistiram de abrir um negócio. Mas, com o segmento de franquias, isso é diferente por conta de suas particularidades, sobretudo pela solidez”, destaca a diretora da ABF Regional Centro-Oeste, Claudia Vobeto.
Outro ponto importante é que, segundo dados da ABF, apesar de o segmento de Casa e Construção, no Centro-Oeste, ocupar a segunda posição em termos de crescimento, na média nacional ocupa o primeiro lugar, com receita 13% maior em 2020 comparada ao ano anterior. E isso se deve basicamente a dois fatores. “A taxa Selic se manteve baixa e isso fez com que o consumo aumentasse. Além disso, com o isolamento social e as famílias mais presentes em suas casas, reformas e pequenos reparos passaram a ser prioridade”, complementa a diretora.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R﹩ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
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