Franquias com alta rentabilidade é um dos atrativos para novos investidores

Franquias com alta rentabilidade é um dos atrativos para novos investidores

26 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
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Dependendo do setor, o investimento inicial em uma rede de alta rentabilidade pode ultrapassar a casa dos R$ 130 mil e com o faturamento acima dos R$ 20 mil

Através do franchising é possível encontrar alguns dos negócios mais rentáveis do mercado. O investimento fixo e todo suporte necessário para operar uma franquia, faz com que esse formato de negócio permita que o retorno do investimento aconteça em um curto período após a inauguração.

Pelo fato de contar com mais oportunidades de negócio do que em outros segmentos, o franchising se torna referência quando falamos de rentabilidade. Além disso, dentro do universo das franquias existem diversas opções de empreendimentos para os mais diversificados bolsos, preferências e necessidades.

Rentabilidade de uma franquia

Uma maneira de verificar se uma franquia é realmente rentável é não se ater apenas ao faturamento médio da unidade na hora de analisar, pois apesar de parecer rentável em um primeiro momento, é bem provável que ela esteja acompanhada de um grande investimento, tanto na taxa de franquia quanto na instalação da loja e outros custos mensais.

Quem planeja empreender sabe da necessidade de buscar por negócios sólidos, seguros e que possam levar uma alta margem de lucro e de faturamento. Com isso, investir em uma franquia com valores altos, pode ser uma garantia maior para ter mais rentabilidade, mesmo tendo que aplicar um aporte maior no negócio escolhido.

Setor de franquias lucrativas vem demonstrando um crescimento constante em suas unidades

Com valores que partem de R$ 130 mil e ultrapassam a casa de R$ 402 mil, as franquias que possuem investimentos iniciais altos no Brasil estão presentes em todos os segmentos do mercado. Além disso, por conta do maior investimento, essas redes costumam oferecer um suporte maior e com a grande oportunidade de conseguir um lucro maior.

Nos últimos anos o franchising brasileiro tem apresentado crescimento constante. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o faturamento das franquias no Brasil foi de mais de R$ 185 bilhões no ano passado, um crescimento de 10,7%. Além disso, o setor registrou expansão expressiva em número de unidades.

Entenda os formatos de franquias mais lucrativas

No momento de fazer a busca por franquias mais lucrativas, o empreendedor irá perceber que existem diversas possibilidades de setores. Também vale destacar que para cada tipo de franquia existem modelos ideais para contribuir com o sucesso da unidade.

É bem provável que o empreendedor irá encontrar franquias no formato de lojas físicas, que possuem a vantagem de contar com uma identidade visual planejada e que chame a atenção. Mas também é possível encontrar opções mais em conta, como é o caso dos quiosques, que são unidades menores, com um custo mais baixo e localizados em pontos estratégicos.

Hoje também visualizamos franquias lucrativas que disponibilizam o modelo contêiner, que possui custos menores de instalação e manutenção. Além disso, são espaços bem práticos, com estruturas menores e que podem ser instalados em lugares favoráveis.

Franquias com investimento inicial alto

Franquias com investimento inicial alto, geralmente, possuem uma maior rentabilidade de faturamento e lucro. Além disso, elas estão presentes em diversos segmentos, atendendo a todos os tipos de investidores.

O faturamento bruto médio mensal de quem investe nesse modelo de negócio pode ser a partir de R$ 20 mil e passando de R$ 400 mil, dependendo da franquia. Vale destacar também que essas redes estão com o seu respectivo segmento aquecido, possibilitando que a arrecadação total seja ainda maior.

Setor de beleza está aquecido

O mercado de beleza no Brasil, atualmente, é um dos mais promissores do mundo. Para ter uma noção do tamanho desse segmento, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar teve alta de 10,4% no seu faturamento no ano passado, arrecadando mais de R$ 38 bilhões em 2021.

Para a CEO e co-fundadora da MyLash – rede especializada em extensão de cílios – Carina Arruda, o mercado de beleza está com um crescimento bem acelerado. “Desde o início de 2022, tenho notado um crescimento mês a mês. Acredito que até o final do ano teremos um retorno ainda mais expressivo, pois a rotina social está de volta às nossas vidas.”

Com o setor de beleza em alta, a rede MyLash, oferece ao franqueado um maior faturamento, porém com um investimento inicial alto, que pode variar conforme o modelo de negócio escolhido. A franquia nasceu em 2013 no Rio de Janeiro, sendo o primeiro estúdio especializado em extensão de cílios no Brasil e a primeira a desenvolver a técnica internacional de extensão de cílios volume russo.

A rede entrou para o franchising em 2018 e desde então soma 43 unidades, presentes em 8 estados. O investimento inicial da franquia é de R$ 150 mil, com um faturamento bruto médio mensal entre R$ 70 mil a R$ 100 mil. O lucro líquido é de 20% a 30% e o prazo de retorno é de 18 meses.

Estética automotiva está em tendência de alta

A alta do mercado automotivo reflete também no setor do franchising, que registrou aumento no segmento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de serviços automotivos teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões em 2021, já no ano de 2020 a arrecadação total foi de R$ 5.973 bilhões. Gerando um aumento de 8,9% em um ano.

O diretor executivo da Acquazero Eco Wash, Henrique Mol, conta que desde o início da pandemia o mercado de limpeza automotiva foi ainda mais favorecido. “As pessoas começaram a enxergar a importância de manter a higienização do carro em dia, e assim evitar a proliferação de vírus e bactérias, além da necessidade de manter a conservação do veículo”, finalizou Henrique.

A rede de franquias Acquazero está no mercado automotivo desde 2009, tendo como foco principal a limpeza ecológica e estética automotiva. A marca conta com quatro modelos de negócio, sendo que três possuem um valor inicial mais alto, ficando entre R$ 150.500,00 a R$ 402.500,00. De acordo com a rede, o faturamento médio mensal é entre R$ 20 mil a R$ 70 mil, com um lucro líquido de 30% a 70%. A franquia estipula um prazo de retorno do investimento de 6 a 24 meses.

A franquia Zaplus Car – distribuidora de produtos para estética automotiva – nasceu em um espaço de apenas 40 m² em Belo Horizonte e por conta do crescimento no setor precisou expandir para um local maior.

Atualmente, de acordo com o diretor executivo da rede, Rafael Mol, a unidade própria conta com um espaço de 800 m², ideal para vendas dos itens e com estrutura para capacitação dos franqueados da rede. “Esse é um mercado extremamente carente, por isso, com apenas um ano no franchising, estamos crescendo até mais rápido do que projetamos para o início do negócio.”

A rede de produtos para estética automotiva conta com dois modelos de negócio e solicita um investimento inicial a partir de R$ 180.752,00 a R$ 395.752,00. O faturamento bruto médio mensal fica entre R$ 100 mil a R$ 400 mil, com um lucro líquido de 12%. O prazo de retorno do investimento é de 24 meses.

Setor de food service voltou com força total

O segmento de food service está se recuperando da crise provocada pela pandemia e vem registrando alta no seu faturamento. Segundo os dados da ABF, o setor de alimentação conquistou um faturamento total no ano passado de R$ 32.776 bilhões, o que significa um aumento de 5,2% comparado ao ano de 2020.

O diretor comercial da Tantô Temakeria – rede especializada em comida oriental – Marcelo Verdi, afirma que a rede soube lidar com os problemas causados pela pandemia e que conseguiram um bom resultado. “Temos operações como o Drive-Thru, que cresceu muito por não ter o contato do cliente com outras pessoas. Além disso, investimos muito no delivery, temos nosso app próprio e expandimos para outros canais de atendimento.”

A Tantô entrou para o franchising oferecendo uma enorme variedade de pratos oriental de alto padrão, além de um ambiente despojado e moderno, sendo também uma marca pioneira nos modelos drive-thru e fast casual nesse tipo de gastronomia. São quatro modelos de negócio, sendo ideal para cidades acima de 60 mil habitantes.

A rede solicita um investimento inicial entre R$ 145 mil a R$ 344 mil, sendo que o faturamento bruto fica entre R$ 69 mil a R$ 206 mil. De acordo com a rede, o lucro líquido fica entre 12,8% e 17%, com um prazo de retorno do investimento entre 15 a 20 meses.

O CEO e fundador da FiChips Food – rede de food service com pratos típicos do Reino Unido – Hermes Bernardo, conta que a pandemia atrasou algumas inaugurações de unidades, mas que agora eles seguem a todo vapor. “Nos últimos dois anos o setor de alimentação foi fortemente prejudicado com o fechamento das portas. Porém, estamos voltando com força total e é esperado muitas inaugurações das já comercializadas para ao longo deste ano.”

A FiChips Food ingressou no mundo do franchising em 2019, tendo como seu grande diferencial ser o primeiro fast food de peixe frito com batatas do Brasil. A franquia tem como característica levar a temática dos pubs ingleses, além de oferecer um cardápio completo e capaz de atender todos os pedidos. A franquia disponibiliza quatro modelos de negócios, loja de rua – Pub, quiosque, container e shopping.

Para os investidores que ficaram interessados em investir em uma unidade da FiChips, o valor necessário para o investimento inicial fica entre R$ 174 mil e R$ 368 mil e o faturamento bruto é em torno de R$ 50 mil a R$ 95 mil. Já o lucro líquido será de 20% a 25%, com um prazo de retorno previsto entre 16 e 24 meses.

Segmento educacional surpreende a todos

O setor educacional segue em ritmo de retomada e registrou alta no ano passado, surpreendendo até mesmo os especialistas do setor, pelo fato do mundo ter vivido em uma pandemia de Covid-19, impondo que todas as aulas presenciais se tornassem remotas. Segundo dados da ABF, o setor de serviços educacionais faturou R$ 11.479 bilhões em 2021, registrando um aumento de 5%.

Décio Marchi, diretor executivo da franquia Via Certa Educação Profissional, conta que o aumento na procura por cursos profissionalizantes tem sido constante. “Somente em janeiro deste ano a rede identificou recorde de procura diária de pessoas interessadas pelos cursos e isso se repetiu ao longo de fevereiro. No geral, vimos o interesse em todos os cursos, principalmente do público da classe C.”

A Via Certa Educação Profissional, rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes, foi criada em 2012 na cidade de Birigui (SP), promovendo aulas individualizadas e vivenciais, contando com uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos. Atualmente, são mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil.

O investimento inicial total da rede é a partir de R$ 130.206,30 e o faturamento bruto médio mensal é a partir de R$ 48 mil. O lucro líquido médio é de 30% e o prazo de retorno é de 15 a 24 meses.

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