Fundo Patronos, dedicado à comunidade da Unicamp, oferece consultoria gratuita para ajudar na formação de outros endowments universitários

17 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Gerido por alunos e ex-alunos da Unicamp, grupo ajuda pessoas de outras universidades na criação de endowments voltados para a educação superior no Brasil; entre eles, comunidades da UnB, UFMG, UFPR e CEFET já foram apoiados

O Fundo Patrimonial Patronos, criado por ex-alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), está oferecendo suporte gratuito por meio de mentoria para apoiar a criação de outros endowments universitários. Em tempo: o Patronos tem pouco mais de um ano e meio de existência, porém, nesse período já realizou editais e captou R$ 1,5 milhão; por isso, já se tornou uma referência no segmento de fundos patrimoniais voltados para a educação superior.

Até o momento, o Patronos já apoiou as seguintes comunidades: Universidade de Brasília (UNB), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

“Nossa intenção é oferecer sempre uma consultoria gratuita e isso é importante já que a existência de outros fundos patrimoniais universitários nos ajuda a disseminar a cultura da doação, e, ainda, na influência para a conquista de incentivos e para a melhoria da educação superior no Brasil, que é, essencialmente, a nossa missão”, explica Gustavo Beltrami, co-fundador e diretor do Patronos. “Promovemos a troca constante de aprendizado e de boas práticas; ou seja, não só ajudamos na criação de endowments universitários, mas também em seus crescimento e sucesso”, explica ele.

O Patronos tomou a dianteira na iniciativa de conectar os fundos patrimoniais universitários já existentes entre si, de modo a promover a ajuda mútua e o compartilhamento de conhecimento e informações. Essa rede hoje inclui: Amigos da Poli/Poli-USP, Reditus/UFRJ, Sempre FEA/FEA-USP, Chronos/ UFSCar, Fundo Catarina/UFSC, Fundo Centenário/ Escola de Engenharia UFRGS e Fundo PUC-RJ, entre outros. Com ações como essa, o Fundo Patronos entende que dissemina a cultura da doação e contribui para a melhoria da educação universitária em todo o País.

“O RIO endowment não existiria se não fosse a ajuda do Patronos. Transformar a educação no Brasil sempre pareceu algo intangível e nossas conversas ajudaram a colocar os pés no chão e entender o passo a passo para construir um fundo patrimonial do zero”, diz Bernardo Aquino, co-fundador da iniciativa. “Foi compartilhado tudo o que já construíram e contatos importantes, sempre com muita transparência e vontade de ajudar”, diz.

O suporte que o Patronos oferece a interessados em criar fundos patrimoniais universitários, ou endowments universitários, inclui reuniões e acompanhamento, feito um a um. Tudo começa com uma conversa preliminar com os membros das futuras instituições, que tem acesso à experiência do Patronos e, ainda, os desafios e aprendizados que o grupo encontrou ao longo de todo o processo.

As conversas seguem com a apresentação de fontes de consulta e informações úteis, além de ajuda para a estruturação do processo de captação e mais: registro de pessoa jurídica, divulgação de estatuto social, ferramentas de marketing, relacionamento com a universidade, estruturação de conselhos, ações de transparência, políticas de investimentos e estratégias de mitigação de risco.

“Acreditamos que o crescimento de fundos patrimoniais contribui para que a educação se torne pauta prioritária em nossa sociedade”, diz a diretora de Relações Institucionais e Marketing, Adriana Fu. “Por esse motivo, sempre nos colocamos à disposição para compartilhar o conhecimento adquirido, para que todo esse impacto se multiplique”, diz.

Mais sobre o Fundo Patrimonial Patronos:  fundada em 2020, por um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Fundo Patronos tem o objetivo de promover iniciativas para contribuir no desenvolvimento da comunidade da universidade. Possui um time de mais de 50 voluntários e apoio de 150 doadores, com arrecadação do montante de R$ 1,5 milhão. Para saber mais e contribuir acesse: https://www.patronos.org/

Sobre a Unicamp: A Unicamp é a terceira melhor universidade da América Latina, segundo o ranking Times Higher Education (THE) e uma das protagonistas na produção científica nacional. Localizada no Estado de São Paulo, a Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e várias unidades de apoio, em um universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas, e onde se desenvolvem milhares de projetos de pesquisa.

Key Press,.


Compartilhar