Genetec aponta tendências do setor de segurança física em 2022

8 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Aplicações de vídeo analytics em larga escala, maior adoção de nuvem híbrida e um foco afinado nos riscos da cadeia de suprimentos integram a lista de principais tendências

MONTREAL, 8 de fevereiro do ano 2022 — A Genetec Inc., fornecedora líder de tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, com base em seu conhecimento de mercado, definiu as principais tendências da indústria de segurança física para 2022.

A primeira delas é que aumentará a demanda por monitoramento de ocupação e a utilização do espaço continuará sendo uma prioridadeIsto porque poucos meses depois do início da pandemia, as empresas implementaram soluções variadas para rastrear a ocupação em seus edifícios e controlar o distanciamento social. Quase dois anos depois, essa tendência ainda está crescendo porque as corporações perceberam o valor dos dados coletados.

Além dos objetivos de segurança, as organizações vão adotar o uso de dados do spatial analytics para reduzir os tempos de espera, otimizar a programação da equipe e aprimorar as operações de negócios. À medida que as empresas oferecem aos funcionários a flexibilidade de dividir seu tempo de trabalho entre o escritório e casa, elas também procurarão maneiras de otimizar melhor seus locais de trabalho. Ao usar a inteligência de utilização do espaço, as corporações serão capazes de analisar a frequência dos colaboradores nas dependências do escritório, monitorar as demandas das salas de reunião e fazer mudanças na planta baixa, como, por exemplo, adicionar mais opções de compartilhamento de mesa.

O video analytics se tornará mais viável para implementações em grande escala, pois nos últimos anos, a demanda por soluções de video analytics tem sido forte. Com as técnicas de IA, como aprendizado de máquina e deep learning, ampliando seu poder da análise, mais empresas estarão ansiosas para investir. Mas ainda serão necessários servidores muito poderosos para o processamento de dados adequado e tornar mais prática a adoção de análises em um nível corporativo. “Com a chegada de 2022, acreditamos que os aplicativos de video analytics se desenvolverão e se tornarão mais fáceis e econômicos para se instalar em larga escala. Esse avanço será possível devido ao foco dos fornecedores na eficiência dos recursos de hardware, que oferecem controles mais granulares para executar análises em determinados intervalos ou programações, em vez de continuamente”, afirma Denis Côté, vice-presidente da Genetec para América Latina e Caribe.

O crime cibernético continuará a crescer e inspirar novas estratégias, o que se constatou em um relatório da Cybersecurity Ventures, no qual se prevê que seus custos globais chegarão a US $10,5 trilhões por ano até 2025. Com uma taxa de crescimento de 15% ao ano, esse custo representa a maior transferência de riqueza econômica da história. À medida que mais dispositivos ficam on-line e o processamento de dados se torna central para as operações, as empresas precisarão permanecer ágeis e responsivas ao cenário de ameaças em evolução. Isto porque seus clientes também exigirão maior transparência sobre como estão mantendo os dados seguros e privados. Tudo isso dará início a um modelo inteiramente novo de segurança cibernética baseado na verificação contínua, em vez de apenas fortalecer redes e sistemas. Diante deste cenário, construir camadas de proteção em um ecossistema de segurança não será suficiente. Os tomadores de decisão precisarão implementar estratégias de segurança cibernética mais ofensivas e escolher parceiros que ofereçam níveis mais altos de automação para ficar por dentro das ameaças em potencial.

Outra tendência é que os riscos da cadeia de abastecimento ganharão mais foco e atenção. Os problemas da cadeia de suprimentos que o mundo está enfrentando atualmente encorajarão as empresas a serem menos dependentes de soluções proprietárias de fonte única. Em vez disso, as empresas visionárias buscarão soluções de arquitetura aberta que ofereçam mais opções e flexibilidade com base nos requisitos e na disponibilidade atual. Contudo, os problemas não se resumem a atual escassez de bens e materiais. Conforme a sofisticação dos cibercriminosos, as companhias ficam sob maior pressão para examinar as medidas, padrões e certificações de segurança cibernética de todo o ecossistema.

Em um mundo onde as organizações não têm mais limites de rede claramente definidos será possível observar mais empresas e agências governamentais ampliando o escopo de suas políticas de segurança cibernética para estabelecer padrões básicos de segurança para as soluções que adquirem e os fornecedores com os quais fazem parceria.

Outra expectativa é que mais organizações migrarão para a nuvem híbrida, pois as empresas entenderam os benefícios da nuvem híbrida, o que as impulsionará a agilizar a adoção de tecnologias desse tipo em 2022. Com isso, deve aumentar a implementação de sistemas de gerenciamento de evidências digitais para impulsionar a conformidade com a privacidade dos dados; de gestão de vídeo em nuvem para proteger um local remoto de alto risco; e de ferramentas de gerenciamento de acesso de identidade física (PIAM) para rastrear melhor os surtos de COVID em um edifício. As empresas manterão ainda seus sistemas locais e os operadores gerenciarão tudo em uma única interface.

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de matrículas (ALPR), comunicação e análise de dados. A Genetec também desenvolve serviços e soluções na nuvem, pensados para melhorar a segurança, e contribui com novos níveis de inteligência operacional para governos, empresas, transporte e as comunidades em que vivemos. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 154 países. 

Ink Com,.


Compartilhar