Giro de notícias: 29 de julho a 02 de agosto

Giro de notícias: 29 de julho a 02 de agosto

4 de agosto de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Vamos ao nosso giro de notícias. A semana começou com a divulgação da vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela, com 51% dos votos, um resultado amplamente questionado pela oposição e por vários países que cobraram transparência no processo. Houve protestos na Venezuela.

O Brasil adotou inicialmente uma postura de cautela e, ao lado de outros países, pediu a publicação das atas eleitorais.

Os Estados Unidos reconheceram a vitória do candidato da oposição, Edmundo Gonzalez. Nos Estados Unidos, os democratas aprovaram a indicação de Kamala Harris como candidata às eleições presidenciais, depois da desistência de Joe Biden.

Com isso, ela vai disputar o cargo com Donald Trump, dos republicanos.

Aqui no Brasil, o país atingiu no segundo trimestre deste ano a taxa de desemprego de 6,9%, a menor para o período desde 2014, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, foram gerados 1,3 milhão de postos de trabalho de janeiro a junho.

O Banco Central manteve, pela segunda vez seguida, a taxa básica de juros em 10,5% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) foi por unanimidade. Durante a semana, o dólar subiu e alcançou R$ 5,73, o maior valor desde 21 de dezembro de 2021, mas, na sexta-feira, a moeda norte-americana operou em queda.

A taxa das blusinhas, como ficou conhecida, entrou em vigor na quinta-feira, primeiro de agosto. Com isso, compras internacionais de até US$ 50 passam a ter a cobrança do imposto de importação de 20%, além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de 17%. A taxa não vale para medicamentos.

Nas Olimpíadas de Paris, saiu o primeiro ouro brasileiro com Bia Souza no judô. Rebeca Andrade, da ginástica olímpica, numa disputa com a melhor do mundo, Simone Biles, conquistou a prata no individual geral da ginástica artística.

Caio Bonfim também subiu no pódio em Paris, conquistando a prata na marcha atlética de 20 quilômetros. A seleção de vôlei feminino deu um show e venceu o Japão por 3×0, passando para as quartas de final. Já o vôlei masculino perdeu as duas primeiras partidas, mas venceu a última da fase classificatória contra o Egito e conseguiu também passar para as quartas de final.

Hugo Calderano, do tênis de mesa, perdeu a semifinal para o sueco Truls Moringaard e vai disputar a medalha de bronze. Esse foi o seu Giro da Semana.

Reportagem Kátia Maia.

Compartilhar