Governo Britânico e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançam plataforma para ciência climática

22 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Na próxima quinta-feira, 24 de março, será lançada a plataforma VIEWpoint Brazil, um site gratuito que disponibiliza em linguagem acessível pesquisas científicas de ponta. O objetivo é alcançar especialmente os gestores responsáveis por decisões em ações climáticas cruciais em nível municipal, estadual e nacional, além de setores como os de agricultura, energia, saneamento e infraestrutura, que são diretamente afetados pelos impactos das mudanças climáticas.

O lançamento acontecerá em um evento online promovido pela Embaixada Britânica no Brasil em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para participar basta se inscrever neste link.

As pesquisas científicas inclusas na plataforma foram desenvolvidas através do CSSP – Climate Science for Partnership – Brazil e traduzidas e adaptadas pelo Instituto de Análises Climáticas da Universidade de Reading, no Reino Unido. Projeções de impactos climáticos futuros no Brasil, alertas de risco de incêndio aprimorados e serviços de previsão sazonal são alguns dos resultados desta parceria.

O CSSP Brazil foi lançado em 2016 e é uma parceria de sucesso entre o Brasil e o Reino Unido, apoiada pelos governos britânico e brasileiro. Através do projeto, instituições dos dois países trabalharam em estreita colaboração. Entre elas, incluem-se o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Met Office – serviço meteorológico britânico – e parceiros academicos em ambos os países. A parceria produziu não só pesquisa climática de ponta, mas também uma colaboração científica fundamental para o desenvolvimento econômico e social resiliente ao clima.

Esta é uma abordagem inovadora para encorajar o uso mais amplo de recursos climáticos e o desenvolvimento de serviços para adaptação e mitigação climática no Brasil, no Reino Unido e internacionalmente para reduzir os impactos das mudanças do clima e atingir o Net Zero.

Você acessa o VIEWpoint Brazil em: www.viewpoint-brazil.org

Para mais informações e para as inscrições no evento online gratuito, acesse o link: https://bit.ly/VIEWpointBrazil

Comuniquese,.


Compartilhar