Governo do Estado decreta “situação de emergência” em 19 municípios

Governo do Estado decreta “situação de emergência” em 19 municípios

30 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Geral lgomes 30/março/2023 10:40 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência em decorrência das intensas chuvas em 19 municípios do Estado: Jardim, Miranda, Antônio João, Rio Verde, Água Clara, Ponta Porã, Nioaque, Vicentina, São Gabriel D’Oeste, Bataguassu, Bela Vista, Amambai, Corguinho, Naviraí, Juti, Caracol, Deodápolis, Tacuru e Paranhos.

O Decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (30), foi assinado pelo governador Eduardo Riedel, e visa principalmente, reforçar as ações de resposta aos estragos provocados pelas chuvas e assistir à população afetada, sob a coordenação Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

“Em decorrência do referido desastre ocorreram danos de média intensidade à infraestrutura dos citados municípios, tais como rodovias, estradas vicinais, bem como aos serviços essenciais à população, por exemplo, escoamento da safra agrícola, transporte escolar, dentre outros, e que são necessárias obras de reconstrução para restabelecer a normalidade local desses municípios”, diz o decreto.

Pelo decreto, válido por 180 dias, estão dispensados de processos licitatórios para aquisição de bens necessários, às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas à reconstrução das áreas afetadas.

Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual já está atuando na assistência humanitária e na resposta aos desastres. Segundo o agente de Relações Públicas da Defesa Civil Estadual, Renan Arruda, este tipo de evento climático é gradual e vai se agravando com o passar do tempo com a erosão de terrenos, destruição de cabeceiras de pontes, estradas vicinais e no perímetro urbano.

“Nós trabalhamos em todos os municípios que solicitaram pedido de ajuda e vistoria técnica nos locais de desastres”, diz o agente.

Comunicação do Governo de MS
Foto: Saul Schramm


Compartilhar