Governo lança nova versão do Portal do Simples Nacional
25 de março de 2024Nova interface oferece uma melhor experiência de navegação ao contribuinte, simplificando o acesso às informações e aos serviços disponíveis
O Portal do Simples Nacional acaba de receber uma importante atualização. Lançada no dia 17 de março, a nova versão traz diversas melhorias em termos de usabilidade, navegabilidade e aderência ao padrão de design system do governo (DS-GOV). O objetivo da plataforma é facilitar o processo de adesão e gestão ao regime tributário simplificado destinado a micro e pequenas empresas.
Atualmente, são mais de 6,4 milhões de empresas optantes pelo Simples e outras 15,5 milhões optantes pelo Simei. E o portal trabalha com uma média mensal de 7 milhões de declarações (Simples) e mais de 8 milhões de guias (MEI). Somente no último ano, União estados e municípios arrecadaram mais de 172 bilhões de reais por meio do regime simplificado.
Nova cara
Para melhor atender a seus milhões de usuários, o portal foi totalmente reformulado, tornando-se mais intuitivo, ágil e fácil de usar. As informações foram organizadas de forma mais clara e objetiva, facilitando a busca por serviços e conteúdos relevantes. E a navegação também ficou mais fluida e responsiva, permitindo um acesso rápido e eficiente às funcionalidades desejadas.
“Ao adotar o novo padrão de design system do governo, o portal busca oferecer aos usuários uma experiência mais consistente e interoperável com outros portais públicos. O design moderno e clean vai proporcionar uma navegabilidade mais agradável e profissional”, ressalta Diego Matos de São Joaquim, gerente do Serpro que liderou o trabalho de desenvolvimento desta nova versão.
O desenvolvedor Nathan Robert Barbosa Mariano, que atuou na adequação do portal, destacou as vantagens do uso do padrão DS-GOV no projeto. “Foi uma experiência muito boa, especialmente porque não precisamos reinventar a roda. Pudemos contar com componentes que já implementam diversas funcionalidades devidamente testadas e que certamente demandariam esforço e tempo a mais se tivessem que ser implementados ‘do zero’. Além disso, o DS-GOV proporcionou um padrão visual e de usabilidade limpo e homogêneo para todo o sistema”, pontua.
Melhor para o contribuinte
Na avaliação de Loreane Brandizzi, gestora do portal no Serpro, a nova versão representa um avanço significativo no atendimento aos contribuintes optantes pelo regime tributário do Simples. “Esta atualização consolida uma variedade de serviços essenciais para a gestão de empresas optantes, incluindo a geração de documentos para arrecadação e declarações. Tudo isso vai proporcionar mais praticidade e segurança aos gestores, melhorando o ambiente de negócios do país”, indica.
Opinião semelhante à de Thaísa Onofre Carneiro, gestora da Receita Federal do Brasil (RFB) responsável pelo portal. “O novo portal, certamente, agilizará a vida do contribuinte, que passará a ter disponíveis, de forma bem mais clara e fácil, as informações desejadas. Fiquei muito feliz com o resultado. Esse foi um passo muito importante dado em benefício de todos seus usuários”, conclui.
Como acessar?
Apesar das mudanças visuais, a forma de acesso aos serviços do portal continuará sendo realizada como anteriormente. Pode ser feita com o código de acesso do Portal do Simples, que continua válido, ou via Portal e-CAC. Com código de acesso, deverão ser digitados os dados nos campos da lateral direita da página de serviços disponíveis (Simples ou Simei). Para acesso via e-CAC, clique em “Acesso via e-CAC” ao fim do mesmo módulo lateral da página de serviços.
Acesse o novo Portal do Simples Nacional e confira todas as novidades.
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)