Gracenote, unidade de negócios da Nielsen, aponta que vitória da Arábia Saudita contra a Argentina é a maior zebra da história das Copas
25 de novembro de 2022Confira as 10 maiores surpresas da competição de futebol mais popular do mundo
São Paulo, 25 de novembro do ano 2022 – Após a surpreendente vitória de hoje da Arábia Saudita contra a Argentina, a Gracenote divulgou uma lista das mais improváveis vitórias em partidas de futebol da Copa do Mundo na história da competição esportiva mais popular do planeta. Antes da edição de 2022, a vitória menos esperada, de acordo com Gracenote, foi a dos EUA sobre a Inglaterra em 1950, com 9,5% de chance para a seleção dos EUA. A probabilidade de sucesso da Arábia Saudita hoje foi estimada em 8,7% e assumiu a primeira colocação no ranking. Confira abaixo as 10 maiores zebras ao longo dos 92 anos de Copa.
1. Arábia Saudita 2-1 Argentina (8.7% de chance) – Copa do Mundo de 2022
Apesar da Argentina sair na frente no placar e dominar a partida, os argentinos se surpreenderam com dois gols da Arábia Saudita em cinco minutos logo após o intervalo. Primeiro, Alsehri marcou com uma ótima finalização depois que um passe em profundidade do meio-campo o encontrou na área. Em seguida, Aldawsari virou o jogo com um arremate fantástico de dentro da área. Bem mais de 45 minutos foram jogados após o segundo gol da Arábia Saudita, mas a Argentina não conseguiu reagir e a maior zebra da Copa do Mundo foi um fato.
2. EUA 1 x 0 Inglaterra (9,5% de chance) – Copa do Mundo de 1950
A Inglaterra era a favorita para vencer a Copa do Mundo de 1950 no Brasil, enquanto a seleção norte americana era um time semiprofissional com poucas expectativas. Apesar do domínio da Inglaterra na partida, principalmente no primeiro tempo, a cabeçada de Joey Gaetjens aos 38 minutos deu a vitória aos Estados Unidos. Levaria mais 44 anos até que os Estados Unidos vencessem outra partida no mundial de futebol.
3. Suíça 1 x 0 Espanha (10,3%) – Copa do Mundo de 2010
Como a Inglaterra 60 anos antes, a Espanha era a favorita para vencer a Copa do Mundo de 2010. A oponente, Suíça, havia vencido apenas a Coreia do Sul e o Togo na Copa do Mundo desde 1954. A Espanha teve 22 chutes contra 6 da Suíça, mas um gol de Gelson Fernandes aos 52 minutos garantiu a virada para os suíços. Ao contrário da Inglaterra em 1950, no entanto, a Espanha conseguiu se recuperar da derrota e ergueria o troféu da Copa do Mundo da FIFA três semanas depois.
4. Argélia 2 x 1 Alemanha Ocidental (13,2%) – Copa do Mundo de 1982
A primeira partida da Argélia em uma Copa do Mundo rendeu seu melhor resultado. Lakhdar Belloumi deu a assistência para o primeiro gol de sua equipe, garantindo a vitória contra a Alemanha Ocidental, uma das favoritas do torneio. A Argélia não conseguiu passar do grupo, apesar deste forte começo. A Alemanha Ocidental acabou chegando à final naquele ano, mas perdeu por 3 a 1 para a Itália.
5. Gana 2 x 0 República Tcheca (13,9%) – Copa do Mundo de 2006
Depois de chegar à final do Campeonato Europeu de 2004 e negociar uma qualificação relativamente difícil para a Copa do Mundo de 2006, os tchecos foram considerados um time revelação nesta edição. Gana fazia sua estreia na Copa do Mundo e já havia perdido para a Itália em um grupo difícil. Nesta partida, porém, os ganenses assumiram a liderança após apenas 70 segundos e venceram confortavelmente os tchecos, obtendo o quarto resultado menos provável na história do Mundial. Gana se classificou para a fase eliminatória, onde perdeu por 3 a 0 para o Brasil nas oitavas de final.
6. Uruguai 2 x 1 Brasil (14,2%) – Copa do Mundo de 1950
Embora esta partida tenha feito parte da fase final de grupos, foi efetivamente a final da Copa do Mundo, já que os vencedores garantiram o troféu Jules Rimet. Na verdade, o Brasil só precisava evitar a derrota para ser campeão mundial em casa nesta partida final do torneio. Com 25 minutos restantes, o Brasil parecia prestes a fazer exatamente isso, mas o Uruguai marcou duas vezes em 13 minutos para silenciar o público de quase 200.000 pessoas. Esse resultado assombrou o país por mais de 60 anos, e foi substituído pelo trauma da derrota em casa por 7 a 1 para a Alemanha, oito anos atrás.
7. Coreia do Sul 2 a 0 Alemanha (14,4%) – Copa do Mundo 2018
Apesar de perder para o México no início do torneio, uma vitória da Alemanha contra a Coreia do Sul foi o suficiente para colocar os alemães na fase eliminatória. A Coreia do Sul tinha poucas chances de classificação, mas precisava vencer por dois gols e torcer para que o México vencesse a Suécia. Os sul-coreanos só haviam derrotado Togo e Grécia em uma Copa do Mundo fora de seu próprio país. A partida caminhava para um empate de 0 a 0 quando Kim Young-gwon marcou aos quatro minutos de acréscimo. Dois minutos depois, Son Heung-min marcou o segundo, mas a Coreia do Sul ainda foi eliminada, já que o México perdeu para a Suécia. A Alemanha não conseguiu passar da fase de grupos pela primeira vez desde 1938.
8. País de Gales 2 x 1 Hungria (16,2%) – Copa do Mundo de 1958
A Hungria não era o time de quatro anos antes, quando foi surpreendida na final pela Alemanha Ocidental. No entanto, os húngaros ainda eram considerados uma das melhores equipes do mundo e esperavam que negociassem com sucesso a fase de grupos. Depois de empatar em 1 a 1 com o País de Gales anteriormente, este foi um play-off para decidir quem avançava. Os húngaros abriram o placar aos 33 minutos, quando Tichy finalizou. Dez minutos após o intervalo, Ivor Allchurch fez o gol de empate antes de Terry Medwin marcar o gol da vitória em um contra-ataque aos 14 minutos do fim.
9. Irlanda do Norte 1 x 0 Espanha (16,5%) – Copa do Mundo de 1982
A Espanha, nação anfitriã, precisava de um empate para terminar em primeiro no grupo e avançar para o grupo mais fácil da segunda fase, composto por França e Áustria. A Espanha dominou a posse de bola na partida, mas teve pouca penetração. No início do segundo tempo, o atacante da Irlanda do Norte, Gerry Armstrong, interceptou um passe espanhol mal colocado à direita de seu próprio meio-campo. Armstrong deu um longo drible e passou a bola para Billy Hamilton na direita, que passou pelo seu oponente e cruzou. O goleiro espanhol Arconada calculou mal o cruzamento e espalmou direto para Armstrong, que disparou para o gol quase vazio. A Irlanda do Norte passou para a próxima fase junto com a Espanha, mas nenhum deles avançou.
10. Senegal 1 x 0 França (17,3%) – Copa do Mundo de 2002
A França era a atual campeã mundial e europeia, enquanto o Senegal fazia sua estreia na competição. Muitos dos jogadores do Senegal vieram de sistemas juvenis na França e 21 dos 23 jogadores do time jogaram por clubes franceses. Apesar de ser a partida de abertura da Copa do Mundo, o Senegal não se assustou com a ocasião. A seleção africana marcou o único gol da partida, quando El-Hadji Diouf saiu correndo pela esquerda e cruzou rasteiro e perfeito para Papa Bouba Diop, que marcou aos 300 minutos. A França acabou terminando em último lugar no grupo, mas o Senegal avançou para as quartas de final, ainda igualando o melhor desempenho de um país africano em uma Copa do Mundo.
Ranking Mundial de Futebol Gracenote
A Gracenote Sports desenvolveu originalmente seu ranking de futebol proprietário em 2002. A metodologia baseada no sistema Elo, que é usado para classificar os jogadores de xadrez, foi aprimorada ao longo dos 16 anos. Cada vez que duas equipes competem, uma “ganha” pontos da outra dependendo do resultado, da margem de vitória, de quem está jogando em casa e da força relativa das duas equipes jogando. Também ponderamos o número de pontos que mudam de mãos pela importância da competição, portanto, Copas do Mundo e campeonatos continentais são os mais importantes e os amistosos os menos importantes.
Assim, por exemplo, se o Brasil (primeiro classificado) vencer um amistoso em campo neutro contra a 28ª classificada, Costa Rica, por 1 a 0, o Brasil melhorará sua classificação em relativamente poucos pontos, já que esse resultado é mais ou menos esperado. Se, no entanto, a Alemanha vencer o Brasil por 7 a 1 no Brasil em uma Copa do Mundo no Brasil, a classificação da Alemanha melhorará consideravelmente às custas do Brasil, pois ambos são times fortes e o resultado final, bem como a margem de vitória, são uma surpresa.
Como calculamos vitórias surpreendentes
Os rankings de futebol da Gracenote usam classificações que medem a força da equipe para estimar a probabilidade de uma vitória ou empate para cada equipe na competição. As partidas vencidas no tempo normal pela equipe menos cotada com o menor percentual de chance de vitória segundo essas estimativas são apontadas como as maiores zebras.
Sobre a Gracenote
A Gracenote é o pilar de soluções de conteúdo da Nielsen, fornecendo metadados de entretenimento, IDs de conteúdo e ofertas relacionadas aos principais criadores, distribuidores e plataformas do mundo. A tecnologia Gracenote permite recursos avançados de navegação e descoberta de conteúdo, garantindo que os consumidores possam se conectar facilmente à música, programas de TV, filmes e esportes que adoram, ao mesmo tempo em que fornece análises de conteúdo poderosas, simplificando decisões comerciais complexas.
Sobre a Nielsen
A Nielsen molda a mídia e o conteúdo do mundo como líder global em medição de audiência, dados e análises. Por meio de nossa compreensão das pessoas e de seus comportamentos em todos os canais e plataformas, capacitamos nossos clientes com inteligência independente e acionável para que eles possam se conectar e se envolver com seus públicos — agora e no futuro. A Nielsen opera em todo o mundo em mais de 55 países. Saiba mais e conecte-se conosco nas redes sociais (Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram).
Weber Shandwick