Grupo Curta! homenageia Raul de Souza e exibe “Viva Volta”, curta sobre o trombonista
17 de junho de 2021No último domingo,13, o Brasil perdeu Raul de Souza, um dos maiores trombonistas do mundo, referência no improviso, no jazz e no samba-jazz; além de ter inventado um trombone de quatro válvulas – uma a mais do que no instrumento tradicional. O músico, que tinha 86 anos, deixou um legado merecedor de todas as homenagens. Por isso, o Grupo Curta! apresenta um documentário exclusivo, o curta-metragem “Viva Volta”, de Heloísa Passos.
Com o som do trombone, o filme leva Raul – que, desde a década de 1990, morava na França – de volta a Bangu, bairro do Rio de Janeiro onde nasceu, para dali reconstruir sua trajetória. Em paralelo, também há o reencontro do músico com a cantora Maria Bethânia, em uma verdadeira celebração à música. Raul, no entanto, lamenta não ter obtido o devido reconhecimento como artista em seu próprio país.
O filme pode ser assistido gratuitamente a partir de cadastro no site PortaCurtas.org.br; nas plataformas de streaming Tamandua.tv.br e Curta!On – no NOW ou em CurtaOn.com.br –; ou no próprio canal Curta!, no sábado (19), às 22h20 e no domingo (20), às 14h05. O Curta! pode ser sintonizado nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.
PROMO: https://youtu.be/keuPrFNr0AI
Sobre o Grupo Curta! O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição: O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora Claro, sem custo adicional. As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde. |
Agência Febre