
Pilotos do time encaram a mais tradicional prova do motociclismo off-road nacional dispostos a defender o título da categoria Elite e manter histórico de vitórias; Roteiro deste ano levará os participantes de Aparecida (SP) a Carmo da Mata (MG)
Bruno Crivilin, da equipe Honda Racing, defende o título da categoria Elite no Enduro da Independência 2025. Crédito: Mateus Pereira/Mundo Press
IMAGENS PARA DOWNLOADAparecida (SP) – A equipe Honda Racing encara o desafio da mais tradicional prova do motociclismo off-road brasileiro.
O Enduro da Independência chega a 43ª edição com um roteiro de quatro dias e 776 quilômetros. De quinta-feira a domingo (4 a 7/9), a prova de enduro de regularidade ligará Aparecida (SP) a Carmo da Mata (MG).
Atual campeão na Elite, a principal categoria, o time comandado por Dario Júlio terá quatro pilotos em busca da vitória.
Depois de fazer história e escrever seu nome no troféu permanente dos vencedores, Bruno Crivilin está disposto a repetir o feito na Elite.
O capixaba vem de mais uma participação no International Six Days Enduro (ISDE), disputado na Itália, e, na atual temporada, mostra toda a sua versatilidade, com ótimos resultados também no rally.
“É muito bom voltar ao Independência após a vitória do ano passado. Acredito que esta será uma edição especial, com a largada em Aparecida e o término em Minas Gerais. Espero voltar a navegar bem ao longo dos quatro dias para terminar com o sorriso no rosto mais uma vez.” Ele pilotará a motocicleta Honda CRF 450RX.
Com o mesmo equipamento, Tiago Wernersbach é outro forte candidato aos primeiros lugares na Elite. “O Enduro da Independência é a principal prova de regularidade do país, gosto bastante dela, então vamos para cima. As expectativas são sempre as melhores”, destacou o também capixaba.
Inscrito na Over 35, Dário Júlio volta a subir na moto (uma CRF 250RX) para encarar um enduro que é sinônimo de grandes recordações. “Quando comecei no Regularidade, sonhava em participar do Independência, e consegui no ano 2000. Desde então participei de quase todos. Meu sonho passou a ser de vencer a categoria principal, e fiz isso quatro vezes, de forma consecutiva. Estou com aquele friozinho na barriga para mais uma largada”, revelou o mineiro.
Para Bárbara Neves, o Enduro da Independência é sinônimo de ocupar o alto do pódio. Com uma CRF 250F, a goiana vai em busca de sua oitava vitória seguida na Feminina.
“Estou de volta ao Regularidade e escolhi a moto nacional por acreditar que ela se encaixa melhor ao estilo da prova. Meu pai disputava o Independência e foi a primeira prova da modalidade que participei. Sei que o nível técnico está cada vez mais alto, mas espero vencer mais uma vez.”
Os pilotos da equipe Honda Racing têm o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW e Borilli Racing.
A partir de Aparecida, São Lourenço, no Circuito das Águas de Minas Gerais, será o destino do primeiro dia.
Nesta sexta-feira (5/9), os pilotos largam em direção a São João del-Rei, de onde partem no sábado rumo a Brumadinho, cidade próxima a Belo Horizonte.
De forma inédita, Carmo da Mata consagrará no domingo os vencedores do Enduro da Independência 2025.
43ª Enduro da Independência
Programação*
3/9 – Quarta-feira
Aparecida (SP)
19h – Cerimônia de abertura e largada promocional
4/9 – Quinta-feira
Aparecida (SP) a São Lourenço (MG) – 182 km
7h – Largada do primeiro piloto
5/9 – Sexta-feira
São Lourenço (MG) a São João del-Rei (MG) – 240 km
6h – Largada do primeiro piloto
6/9 – Sábado
São João del-Rei (MG) a Brumadinho (MG) – 187 km
7h – Largada do primeiro piloto
7/9 – Domingo
Brumadinho (MG) a Carmo da Mata (MG) – 167 km
7h – Largada do primeiro piloto
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.
Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil
Jornalista responsável: Ângela Monteiro
Telefone: (11) 99628-2222
E-mail: angela@mundopress.com.br
Sala de imprensa virtual: Acesse