Hospital Emílio Ribas lança marco zero do ‘Centro de Reabilitação Sérgio Tardelli’

Hospital Emílio Ribas lança marco zero do ‘Centro de Reabilitação Sérgio Tardelli’

2 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas lançou o marco zero das futuras instalações do “Centro de Reabilitação Sérgio Tardelli”, que beneficiará pacientes com HIV que tiverem indicação de reabilitação. Estima-se que pelo menos 70 atendimentos por dia poderão ser realizados. Uma parcela das pessoas do Emílio Ribas, que vivem com HIV, tem complicações neurológicas, motoras, cognitivas e respiratórias.

O projeto é uma parceria entre o hospital, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Agência de Notícias da Aids e seus apoiadores. A agência tem a intenção de buscar, junto a parceiros da iniciativa privada, apoio para compra de equipamentos de reabilitação, como esteiras, aparelhos de ultrassom, estação de musculação, pranchas e barras paralelas, entre outros. Já o hospital cederá uma área de 1.000 metros quadrados.

A homenagem aotradutor Sérgio Tardelli, que morreu em novembro de 1994 é um reconhecimento a um dos precursores na conquista pelo direito de ser atendido pelos planos de saúde como paciente de HIV, após mover na Justiça uma ação que acabou beneficiando todos os demais pacientes.

A jornalista Roseli Tardelli, sua irmã, fundou a Agência de Notícias da Aids quase dez anos depois, em 2003, para dar visibilidade ao tema e contribuir com a disseminação de informações sobre HIV/Aids, fortalecer as ONGs e combater o preconceito. Anteriormente, ela já havia criado um Centro de Reabilitação para pessoas carentes vivendo com HIV em um de seus próprios imóveis. “Essa homenagem do Emílio Ribas é mais uma conquista na luta pela dignidade das pessoas vivendo com HIV/Aids”, afirma Roseli. Durante a cerimônia, Roseli lançou uma versão e-book em inglês e espanhol do livro “O Valor da Vida”, que conta a história da Agência de Notícias da Aids. 

 O evento foi prestigiado pela Coordenadora do Programa IST/Aids do município de São Paulo, Maria Cristina Abbate e pelo Secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Brasil e mundo

Hoje, 38 milhões de pessoas vivem com HIV/Aids no mundo. Em 2021, 650 mil pessoas morreram em decorrência da doença, sendo 13 mil delas no Brasil. Segundo o Relatório Anual do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), divulgado em julho, com o título “Em perigo”, o risco de novas infecções pela doença dobrou nos últimos 20 anos. Apesar dos tratamentos eficazes e das ferramentas para prevenir, detectar e tratar infecções oportunistas, uma pessoa morre a cada 60 segundos no mundo.

Lançamento do marco zero do Centro de Reabilitação Sérgio Tardelli

Roseli Tardelli – diretora da Agência de Notícias da Aids

Transmissão do evento – https://www.youtube.com/watch?v=U4CwFFWLNgE

Vera Moreira


Compartilhar