IA, mudanças climáticas e gestão de pessoas são tema de Congresso promovido pela Associação Paulista de Medicina
4 de novembro de 2024Evento reúne profissionais para discutir como inovação e sustentabilidade podem impactar a área da saúde
As questões relacionadas às mudanças climáticas, avanços na tecnologia e seus possíveis impactos na saúde e qualidade de vida trazem incertezas para o futuro do setor da saúde.
Frente a esse cenário, é necessário preparar e capacitar os profissionais de saúde para enfrentar esses novos desafios.
Na intenção de ampliar esse debate, a Associação Paulista de Medicina (APM), mantenedora do programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), realizará nos dias 7 e 8 de novembro, das 9h às 17h, o XXIV Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde, em conjunto com a Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS) e a Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (SOMPAS).
No encontro, serão apresentadas medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e práticas de uso da inteligência artificial para otimizar recursos de saúde e monitorar dados ambientais que afetam a saúde pública.
Durante o evento, será apresentado o caso do Hospital das Clínicas de Botucatu, em parceria com o programa Hospitais Saudáveis, que visa reduzir a pegada de carbono através do gerenciamento de resíduos hospitalares.
“Discutir a ação climática, a aplicação da IA e a gestão de pessoas no setor da saúde é essencial para preparar os profissionais de saúde para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
É fundamental fomentar a inovação na gestão hospitalar, utilizando tecnologias que podem melhorar a assistência, e promover a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis, que podem beneficiar tanto a saúde pública quanto o meio ambiente.
Essa abordagem busca integrar conhecimentos e práticas que contribuam para um sistema de saúde mais resiliente e adaptado às necessidades futuras”, afirma Maria Aparecida Novaes, coordenadora e moderadora de mesa do Congresso.
“Com esse encontro, procuramos apoiar e incentivar instituições de saúde na adoção das melhores práticas, com foco na sustentabilidade e na melhoria contínua”, completa.
Para mais informações e ingressos para o Congresso, acesse o site: https://doity.com.br/xxiv-congresso-brasileiro-de-qualidade-em-servios-de-sade-e-vii-congresso-brasileiro-de-medicina-pre
Serviço:
XXIV Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde.
Data: 7 e 8 de novembro
Horário: 7 de novembro, 13h às 17h (on-line) – 8 de novembro, 9h às 17h (híbrido)
Associação Paulista de Medicina – Auditório Prof. Dr. Domingos Adib Jatene
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01318-901
Inscrições e mais informações: https://doity.com.br/xxiv-congresso-brasileiro-de-qualidade-em-servios-de-sade-e-vii-congresso-brasileiro-de-medicina-pre
Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)
Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de 70 Regionais.
Além de contribuir com a elaboração das políticas de saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de saúde.
Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM e o Hotel Fazenda APM.
Saiba mais no site: www.apm.org.br
Sobre o Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH)
O programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da Associação Paulista de Medicina, tem por objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.
De adesão voluntária, estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Incentiva o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento.
Sobre a ABRAMPAS
A Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS) propõe-se a promover o desenvolvimento da Medicina Preventiva e da Administração em Saúde, além do intercâmbio científico, cultural e social entre os profissionais médicos que atuam nestas áreas em todo o território nacional.
Sobre a SOMPAS
A Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (SOMPAS) é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo o intercâmbio científico, cultural e social.
Seu foco é oferecer capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais dedicados à medicina preventiva e à administração em saúde. Desde 1991, junto à Associação Paulista de Medicina (APM), a SOMPAS desenvolve o Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.
Sofia K. Bianco
ART PRESSE
55 11 98805-6868