IFMS prorroga novamente inscrições para ensino técnico integrado

IFMS prorroga novamente inscrições para ensino técnico integrado

19 de outubro de 2021 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Agora, novo prazo se estende até 25 de outubro. São ofertadas 1.440 vagas para 11 opções de cursos em dez municípios

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou mais uma vez o prazo para inscrição na seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Agora, os interessados podem se inscrever gratuitamente até a próxima segunda-feira, 25. 

São 1.440 vagas, distribuídas nos dez campi do Instituto Federal em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A instituição oferta 11 opções de cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. 

A seleção será feita por meio de análise das notas/conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, no 7º ano do ensino fundamental. 

O edital com todas as regras do processo seletivo, bem como a retificação do cronograma, está publicado na Central de Seleção

Inscrições – São gratuitas, assim como os cursos, e acontecem através Página do Candidato. Para concorrer, o estudante deve estar concluindo ou já ter concluído o ensino fundamental (9º ano). Além disso, deve ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio. 

São duas etapas para inscrição. Na primeira, ocorre o cadastro na Página do Candidato, onde é necessário preencher os dados específicos da Seleção IFMS 2022, como opção de curso, campus, turno e se é ou não cotista. 

A segunda etapa da inscrição consiste em informar a média anual obtida no 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. 

O candidato precisa ainda enviar cópia digitalizada do histórico escolar, ou documento equivalente, para verificação das informações fornecidas, além de cópia do RG ou da certidão de nascimento, para comprovação da data de nascimento. Todos os arquivos devem estar em formato .pdf ou .jpeg. 

As instruções completas para a realização da inscrição podem ser conferidas aqui.

Aqueles que não têm acesso à internet podem solicitar o uso de computadores dos campi fazer a inscrição. O agendamento deve ser feito por telefone, de acordo com os contatos disponibilizados no Anexo III retificado. O prazo vai também até dia 25. 

Caso o candidato verifique alguma incorreção após ter feito sua inscrição, poderá efetuar a correção de dados, conforme instruções publicadas na Central de Seleção. Dentre os dados passíveis de correção estão documento de identidade, data de nascimento, documento escolar e conceitos/notas apresentadas. 

Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. A opção deve ser informada na inscrição. 

Os cotistas aprovados no processo seletivo deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera. 

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. 

Seleção – Será feita com base na apuração da média geral obtida pelo estudante no 7º ano do ensino fundamental, sendo que a média geral será composta pela média anual de cada disciplina. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental em outro modelo que não o regular, como na Educação de Jovens e Adultos, reclassificação ou Encceja, devem ficar atentos aos critérios específicos para lançamento das médias, que estão disponíveis no edital de abertura do processo seletivo. 

Cronograma – Outras alterações em datas importantes do processo seletivo foram feitas. A divulgação preliminar das inscrições homologadas será feita em 26 de outubro, com possibilidade de recurso nos dois dias seguintes, antes da publicação do resultado final. 

Já o período para a análise documental vai de 3 a 10 de novembro. No mesmo mês estão previstas a correção de dados das inscrições indeferidas, inclusive com atendimento presencial nos campi, análise das inscrições indeferidas e divulgação do resultado final da análise documental. 

A divulgação do resultado final e da primeira chamada está prevista para 5 de janeiro do ano que vem.

Mais informações estão disponível na página IFMS Seleção 2022.

Vagas ofertadas para o ensino técnico integrado

ampusCursoTurnoVagas
AquidauanaTécnico em EdificaçõesMatutino40
Vespertino40
Técnico em InformáticaMatutino40
Vespertino40
Campo GrandeTécnico em EletrotécnicaMatutino40
Técnico em InformáticaMatutino40
Técnico em MecânicaMatutino80
CorumbáTécnico em InformáticaMatutino40
Técnico em MetalurgiaVespertino40
CoximTécnico em AlimentosVespertino40
Técnico em AquiculturaVespertino40
Técnico em Desenvolvimento de SistemasVespertino80
DouradosTécnico em Informática para InternetMatutino80
Vespertino80
JardimTécnico em EdificaçõesMatutino40
Técnico em InformáticaMatutino40
NaviraíTécnico em Informática para InternetMatutino80
Técnico em AgriculturaMatutino80
Nova AndradinaTécnico em AgropecuáriaMatutino e Vespertino80
Técnico em InformáticaVespertino80
Ponta PorãTécnico em AgriculturaMatutino40
Vespertino40
Técnico em InformáticaMatutino40
Vespertino40
Três LagoasTécnico em InformáticaMatutino40
Vespertino40
Técnico em EletrotécnicaMatutino40
Vespertino40

Assessoria de Comunicação do IFMS


Compartilhar