II Conferência Regional dos Hospitais reúne lideranças e reforça integração da rede na Costa Leste de MS

Durante apresentação, diretor geral do HNSA e presidente da Fehbesul, Marco Calderon, falou sobre os desafios e sustentabilidade financeira das Instituição de Saúde Filantrópica

A II Conferência Regional dos Hospitais foi realizada nesta quinta (04), no plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, reuniu gestores e profissionais de saúde de toda a Costa Leste de Mato Grosso do Sul, além de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e autoridades regionais.

O encontro consolidou debates sobre regionalização, organização dos fluxos inter-hospitalares e aprimoramento das transferências de pacientes, com foco em acesso, segurança do paciente e resultados assistenciais.

A programação foi aberta com uma oração conduzida pela Ir. Dilma Canavarro, diretora financeira do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Em seguida Patrícia Gonçalves, presidente do Comitê Regional de Hospitais da Costa Leste de MS, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o caráter colaborativo da agenda: “Esta Conferência nasce do trabalho conjunto. Alinhamos prioridades, compartilhamos experiências e fortalecemos a rede para que as pessoas tenham atendimento mais ágil, seguro e resolutivo em toda a região”, destacou.

Palestras

Palestrante e Coach, Marcela Almeida França Nunes abriu a manhã de palestras e abordou liderança, comunicação e cultura organizacional no ambiente hospitalar, destacando o papel das equipes no cuidado.

“A eficiência nasce do cuidado com as pessoas. Lideranças preparadas e comunicação clara melhoram a jornada do paciente e a performance dos times”, explicou.

O Administrador Hospitalar; Diretor-Geral do Hospital Auxiliadora; Presidente da FEHBESUL e conselheiro da CMB, Marco Calderon apresentou perspectivas de gestão por processos, custos e sustentabilidade, com ênfase em valor em saúde e decisões baseadas em dados.

“Mapear fluxos, medir indicadores e gerir custos com transparência gera valor: melhora o cuidado, qualifica a gestão e sustenta a rede. Regionalização se faz com processos integrados e informação confiável”, afirmou.

O Médico cirurgião geral; Assessor Técnico Médico da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. João Ricardo Filgueiras Tognini abordou sobre a regulação, transferências e governança clínica no contexto regional, reforçando protocolos e integração de informações.

“Regulação eficiente significa paciente no lugar certo, no tempo certo. Protocolos alinhados e comunicação entre serviços são determinantes para salvar vidas e melhorar a efetividade no atendimento ao nosso paciente”, afirmou.

A  Superintendente de Gestão Estratégica do Estado de Mato Grosso do Sul, Maria Ângélica Benetasso durante sua fala enfatizou planejamento, pactuações regionais e uso de indicadores para orientar a tomada de decisão.

“Gestão estratégica é previsibilidade e transparência. Pactuar metas regionais e acompanhar indicadores, novos serviços fortalece a resolutividade de toda a região do estado”, explicou.

Sobre o Comitê Regional de Hospitais da Costa Leste de MS

Instância colegiada e apartidária, o Comitê integra e fortalece a rede hospitalar da Costa Leste, reunindo representantes dos hospitais e do poder público de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

A atuação é focada na cooperação interinstitucional, qualificação da gestão e melhoria contínua dos resultados em saúde.

]comunicacao@hospitalauxiliadora.com.br

Fotos: Divulgação

Portais Parceiros