Impacto do aumento dos combustíveis na economia e perspectivas de desenvolvimento de MS serão apresentados no Boletim Econômico

Impacto do aumento dos combustíveis na economia e perspectivas de desenvolvimento de MS serão apresentados no Boletim Econômico

24 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Estudo realizado pelo Observatório do Sindifiscal/MS será lançado nesta quarta-feira, em Campo Grande

O panorama econômico de Mato Grosso do Sul no último bimestre, impactos das crises mundiais no cenário local e perspectivas de desenvolvimento, geração de empregos e arrecadação estão entre os principais temas que compõem a 2° edição do Boletim Econômico, que será apresentado nesta quarta-feira (25), às 14 horas, na sede do sindicato, em Campo Grande. 

A iniciativa do Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul) tem o objetivo de colaborar com instituições, entidades, prefeituras e investidores, além de pautar a imprensa sobre todo o cenário econômico local, com base em acontecimentos regionais, nacionais e internacionais. 

“Abordaremos os desafios para Mato Grosso do Sul para os próximos dois anos, tais como: a manutenção do ritmo de desenvolvimento do agronegócio; gás boliviano; a inflação impactada pelos combustíveis; Reforma Tributária e a criatividade para atração de novos investimentos para o Estado, seguindo sua vocação no agronegócio e logísticas da Rota Bioceânica”, adianta o presidente do Sindifiscal/MS, Chiquinho Assis.

Entre os principais impactos econômicos do período estão a queda de 7,6% no primeiro quadrimestre, reflexo da quebra provocada pelo clima no ano passado, e consequente desaceleração do agronegócio e o corte de 30% do fornecimento de gás da Bolívia para o Brasil, o que afetou a arrecadação do setor de combustíveis no Estado.

Os combustíveis inclusive pressionaram a inflação, já que o setor cresceu mais de 33% no primeiro quadrimestre, gerando caixa para o Estado.

2022 é um ano importante no Brasil, devido ao pleito para escolha de presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Diante do impacto econômico causado pelo cenário político, o Boletim Econômico é um auxiliar para tomadas de decisões e base para propostas de desenvolvimento.  

“O Sindifiscal/MS apresentará ainda, análise e sugestões para Gestão Tributária Estadual, buscando criação de cenário para redução de impostos e mais geração de empregos. Colaborando com os pré-candidatos ao Governo do Estado”, detalha o diretor do Observatório Econômico, Clauber Aguiar.

Cenário mundial – Ainda sob efeito da pandemia, o mundo caminha para novos rumos de desenvolvimento e fatores como o futuro do Dólar como moeda reserva, redução de investimentos em países em desenvolvimento, preço dos combustíveis, crise energética, escassez de alimentos e Guerra da Ucrânia também serão apresentados em detalhes durante o lançamento do Boletim.  

Observatório Econômico – O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao Sindifiscal/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

A apresentação do boletim acontecerá na quarta-feira (25), às 14 horas, na Rua Joaquim Murtinho, 821.

Grupo Sato


Compartilhar