Inadimplência no varejo de moda recua 11% em julho
23 de agosto de 2022Índice Meu Crediário aponta que 8,93% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês passado
A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou em julho um recuo de 11,20% em relação ao mês anterior. O levantamento aponta que 8,93% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 9,93% em junho. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de julho de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em abril deste ano e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
Além da comparação mês a mês, o Índice Meu Crediário aferiu uma alta de 1,67% na inadimplência de julho ante ao mesmo período do ano passado – quando 8,78% dos carnês estavam atrasados. “Apesar do aumento anual da inadimplência, os meses de junho e julho deste ano apresentam um cenário de estabilidade, uma vez que os nove meses anteriores fecharam com índices superiores a 10% na comparação ano a ano”, analisa Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Sobre o Meu Crediário
Líder em sistema de crediário próprio para o varejo brasileiro, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos como moda, calçados, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, a fintech dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix. O Meu Crediário atende atualmente 1.000 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades de todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo de moda nacional.
Equipe Motim.cc