Inadimplência no varejo de moda recua 6% em agosto
29 de setembro de 2022Índice Meu Crediário aponta que 8,42% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês passado
A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou em agosto um recuo de 6,07% em relação ao mês anterior. O levantamento aponta que 8,42% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento de agosto, enquanto o indicador era de 8,93% em julho. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de agosto de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em maio deste ano e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
Além da comparação mês a mês, o Índice Meu Crediário aferiu uma diminuição de 1,21% na inadimplência de agosto ante ao mesmo período do ano passado – quando 8,52% dos carnês estavam atrasados. “Após uma sequência de onze meses de alta na inadimplência, esse é o primeiro mês em que há uma queda na inadimplência em relação ao ano anterior. Ou seja, podemos observar uma sinalização de estabilização da inadimplência”, analisa Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Sobre o Meu Crediário
Líder em sistema de crediário próprio para o varejo brasileiro, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos como moda, calçados, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, a fintech dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix. O Meu Crediário atende atualmente 1.000 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades de todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo de moda nacional.
Por Renato Cardeal