Injeção de espuma promete revolucionar tratamento de hemorroidas sem cirurgia
Foto: divulgação Prime Care Medical Complex

Injeção de espuma promete revolucionar tratamento de hemorroidas sem cirurgia

14 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Novo tratamento minimamente invasivo, que dura 10 minutos, já está sendo utilizado no país como alternativa à cirurgia; O paciente recebe a injeção e sai andando no mesmo dia;

A proctologista dra. Renata Colaneri explica o que é, quais os fatores de risco e os tratamentos para a doença hemorroidária, que atinge mais o público 50+;

São Paulo, 13 de junho de 2024  – Dados recentes da Organização Mundial da Saúde apontam elevada incidência de hemorroidas na população brasileira – atinge cerca de 50% da população a partir dos 50 anos. Estima-se que, a cada ano, por volta de 25 mil pessoas sejam operadas no SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, por que acomete tantas pessoas? É possível prevenir? Qual o melhor tratamento? Todos os casos devem ser tratados com cirurgia? Para esclarecer todas as questões, a especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e proctologista da Prime Care Medical Complex, dra. Renata Colaneri, explica todos os detalhes desta condição.

 “As hemorroidas são veias da região do reto e do ânus, que ao dilatar podem provocar desconforto, dor, coceira ou sangramento vermelho vivo. Entre os principais fatores de risco para a doença hemorroidária estão: intestino preso ou episódios recorrentes de diarreia; permanecer sentado no vaso sanitário por longos períodos; obesidade; gestação; esforços físicos intensos e recorrentes (como carregar objetos muito pesados ou levantamento de peso, por exemplo), além da idade”, comenta a especialista. (crédito foto: divulgação Prime Care Medical Complex).

Há três tipos de tratamento para hemorroidas: clínico, pouco invasivo e cirúrgico. O clínico, através da regularização do hábito intestinal, com mudanças no estilo de vida e dieta adequada. Cuidados de higiene no local e banhos de assento melhoram os sintomas hemorroidários. Para os períodos de maior desconforto, as pessoas podem utilizar pomada, supositórios e até medicações via oral.

Novidade: espuma no tratamento das hemorroidas

Já os tratamentos pouco invasivos são feitos por meio de ligadura elástica – indicada em fases iniciais da doença – e de escleroterapia, que consiste na injeção de uma medicação nas veias hemorroidárias dilatadas, por meio da anuscopia. A novidade neste tratamento é a utilização de espuma, que garante máxima eficácia com técnicas avançadas para a rápida recuperação do paciente. É praticamente indolor e realizado sem anestesia. Não é preciso cirurgia ou ir a um hospital, já que pode ser feito em consultório.  O benefício da nova técnica, que tem uma duração de 10 minutos, é bloquear o fluxo sanguíneo para a hemorroida, fazendo com que ela diminua e, eventualmente, desapareça.

“A espuma já tem sido muito utilizada para o tratamento das varizes, com ótimos resultados e segurança. As hemorroidas são veias dilatadas, ou seja, também são um tipo de varizes e respondem muito bem ao tratamento com espuma, quando bem indicado”, garante o cirurgião vascular e diretor da Prime Care Medical Complex, dr. Vitor Gornati.

Já no tratamento cirúrgico, que é conhecido por ser doloroso, as cirurgias são realizadas no hospital, sob anestesia. “A escolha da técnica a ser empregada depende da avaliação do médico cirurgião, pois as características das hemorroidas e as queixas específicas do paciente influenciam na escolha”, finaliza dra. Renata. As principais técnicas cirúrgicas são: hemorroidectomia, anopexia mecânica (PPH) e desarterialização hemorroidária transanal (THD).

Sobre a Prime Care Medical Complex

Com sede em São Paulo, a Prime Care Medical Complex foi criada em 2015 por dois médicos da Faculdade de Medicina da USP. O resultado foi um espaço acolhedor e colaborativo onde os pacientes podem encontrar mais de 20 especialistas atualizados e capacitados. A proposta da Prime Care Medical Complex é oferecer aos pacientes e familiares a melhor experiência nos cuidados à saúde. A excelência assistencial, a humanização e a empatia são seus pilares estratégicos. A equipe que faz parte da Clínica abrange especialidades que vão desde Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologiia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Urologia até Fisioterapia. Para outras informações acesse https://www.primecare.med.br/ .

Assessoria de imprensa | Prime Care Medical Complex


Compartilhar