Inspetores técnicos das raças com registros da ANC também serão avaliadores do Promebo

17 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A partir de março, todos os inspetores técnicos das raças com registros da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) também serão avaliadores do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). A determinação foi uma solicitação do Conselho Técnico da ANC com o objetivo de qualificar os profissionais e fomentar o melhoramento genético dos rebanhos brasileiros.

Com a mudança, técnicos já credenciados passarão por provas teóricas e práticas a fim de serem aprovados no processo do Promebo. O primeiro evento de qualificação ocorrerá com profissionais da raça Angus da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Estância Santa Eugenia, em Jaguari (RS). 

Segundo a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, a qualificação dos técnicos que já atuam a campo irá contribuir com o aprimoramento do trabalho junto aos criadores. “Iremos detalhar para os técnicos o funcionamento do Origen para que eles possam orientar os pecuaristas nas propriedades sobre o uso do sistema e saibam interpretar os resultados, assim como buscaremos instruí-los sobre as vantagens de avaliar os animais no programa de melhoramento e atualizá-los sobre diferentes informações”, destaca Silvia, que estará presente no encontro realizado junto com a Associação Brasileira de Angus.  

No dia 21, os profissionais serão submetidos à parte teórica, quando será reforçado o funcionamento do Promebo. No mesmo dia, os técnicos da raça Ultrablack serão oficialmente credenciados. Já no dia 22, passarão por avaliações práticas. “Vimos a necessidade de fomentar por meio desses técnicos o melhoramento genético nos rebanhos e, por isso, eles precisam ser avaliadores”, reforça. Uma segunda etapa da qualificação está prevista para ser realizada em São Paulo, com técnicos da raça Angus das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Crédito da foto: Carolina Jardine 

Jardine Agência Com,.


Compartilhar