Instituto Natura e Fundação Lemann lançam documento com estratégias para recomposição da aprendizagem

22 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Documento será lançado em um webinar ao vivo e tem como objetivo disseminar boas práticas e inspirar gestores públicos a promover o retorno dos estudantes às escolas

São Paulo, 22 de fevereiro do ano 2022 – No dia 24 de fevereiro, o Instituto Natura, em parceria com a Fundação Lemann, lançará uma publicação para implementação autônoma que apresenta 30 estratégias de programas de busca ativa, recomposição de aprendizagem e cuidados com saúde mental nas escolas. Denominado “Recomposição das Aprendizagens: Estratégias Educacionais para enfrentar os desafios da pandemia”, o documento será lançado por meio de um webinar ao vivo nos canais do Facebook e YouTube do Instituto Natura e Facebook e YouTube da Fundação Lemann, às 10h. O documento tem como propósito inspirar os gestores públicos a replicar estratégias a partir de suas necessidades e disseminar boas práticas para o retorno dos estudantes às escolas.

O evento será mediado por Carolina Campos, fundadora do Vozes da Educação. Por meio de uma roda de conversa, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, e o presidente do Consed, Vitor de Angelo, irão debater sobre as dificuldades que foram as aulas no modelo remoto e, além disso, pontuar os desafios da recomposição da aprendizagem nesse ano.

“Com o objetivo de buscar soluções para o aumento da evasão escolar, as lacunas de aprendizagem deixadas e a piora na saúde mental de estudantes e professores, conduzimos uma série de atividades para acessar a inteligência coletiva do ecossistema da educação e construir o Cardápio de forma assertiva’’, afirma David-Saad, diretor-presidente do Instituto Natura.

No Brasil, a média foi de 279 dias de suspensão de atividades presenciais durante 2020, considerando escolas públicas e privadas. O levantamento é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2020, mais de 667 mil alunos estiveram fora das escolas no estado de São Paulo. O impacto deste período ainda está sendo dimensionado, mas estudos já indicam a perda de aprendizagem entre os estudantes. Uma pesquisa realizada pelo Insper e o Instituto Unibanco, divulgada no ano passado, projetou uma perda de aprendizagem de 9 a 10 pontos na escala Saeb, cerca da metade do que se deveria aprender, em função do fechamento das escolas.

PROGRAMAÇÃO

Data: 24/02

Horário: 10h – 11h30

Local: Facebook e YouTube do Instituto Natura e Facebook e YouTube da Fundação Lemann

Convidados: Maria Aparecida Baldini, presidente da Undime Paraná e DME de Cascavel/PR; Representante da CONSED (a confirmar); Luan Souza do Nascimento: Aluno Presidente do Grêmio estudantil da Escola Cidade de Hiroshima (CONFIRMADO)

Professora da Rede Estadual do Rio Grande do Sul participante das formações com foco em recomposição de aprendizagens.

Mediação: Carolina Campos, fundadora do Vozes da Educação.

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas à alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 22 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em:fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes:Twitter,Instagram,Facebook eLinkedIn

Comuniquese,.


Compartilhar