Instituto Unibanco lança podcast Artigo 205

Instituto Unibanco lança podcast Artigo 205

21 de outubro de 2021 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Com edições semanais, programa busca discutir melhorias nas políticas públicas voltadas à aprendizagem dos jovens  

O Instituto Unibanco acaba de lançar o Artigo 205 – Um podcast em defesa do direito à educação. Produzido pela Rádio 2 e com apresentação dos jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros, o programa debaterá semanalmente a importância da gestão para a melhoria das políticas públicas que garantem a aprendizagem de todos os jovens. Seu nome, Artigo 205, faz uma referência ao artigo da Constituição Federal que trata do direito à educação.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, o podcast chega em um momento essencial para a educação brasileira. “A sociedade tem à frente o desafio imenso de superar o gargalo causado na educação em decorrência da pandemia do Covid-19, que, inclusive, atingiu mais cruelmente a juventude negra e periférica”. Neste sentido, ele considera fundamental o estabelecimento de “pontes de diálogo com toda a comunidade escolar, de forma a potencializar soluções e ideias que nos ajudem a acelerar a aprendizagem dos jovens”.

Nesta primeira temporada, o Artigo 205 contará com oito episódios que discutirão temas como liderança escolar, Novo Ensino Médio, regime de colaboração, evasão escolar, equidade na educação, financiamento e avaliações. O programa de lançamento, que trata do papel dos diretores, já disponível nas principais plataformas de podcasts (como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcast, SoundCloud e outras). Os demais capítulos irão ao ar toda quarta-feira, até o dia 8 de dezembro.

Para conferir o perfil do podcast em cada uma das plataformas, acesse https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/especiais/podcast-artigo-205/.  

Serviço

Artigo 205 – Um podcast em defesa do direito à educação

Periodicidade: semanal, com divulgação às quartas-feiras, até 8 de dezembro.

Plataformas disponíveis: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcast e SoundCloud

Página com links das plataformas:

www.institutounibanco.org.br/iniciativas/especiais/podcast-artigo-205/

Temas dos primeiros episódios

·        Episódio 1 – O papel dos diretores: A gestão educacional é fundamental para aumentar a aprendizagem dos estudantes e o diretor de escola é o elo que conecta as diretrizes e políticas públicas ao dia a dia de professores, estudantes e de todos os envolvidos no cotidiano da escola. No episódio de estreia, o Podcast Artigo 205 discute a importância da liderança do diretor e fala sobre o documento desenvolvido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com participação da sociedade, para orientar a seleção e formação de diretores.

o  Participação: Ana Cristina Oliveira, pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Julia Sant’Anna, secretária de Educação de Minas Gerais; Denílson Garcia, diretor escolar de Santa Maria do Jetibá, no Espírito Santo; Juliana Reis, diretora escolar de São Paulo (SP).

·        Episódio 2: A hora do Novo Ensino Médio: Criado para tornar a escola mais significativa para os jovens e melhorar a aprendizagem, o Novo Ensino Médio começa a sair do papel. Este episódio trata da construção dos novos currículos, da formação de professores e de como as secretarias de educação estão comunicando as mudanças para suas redes em busca de adesão.

o  Participação: Kátia Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC; Antônio Augusto Batista, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; Gabriela Lotta, mestre em Administração Pública e Doutora em Ciência Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Vítor de Angelo, secretário estadual do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

·        Episódio 3 – O novo ensino médio na prática: A implementação do Novo Ensino Médio vai exigir um processo contínuo, ao longo dos próximos cinco anos, com acompanhamento, adequações e muito investimento por parte de governos e gestores públicos da Educação. Neste segundo episódio sobre o tema, os jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros discutem com os seus convidados os desafios, especialmente no âmbito federal, para o sucesso do projeto.

o  Participação: Gabriela Lotta, mestre em Administração Pública e doutora em Ciência Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Vítor de Angelo, secretário estadual do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Rosimere de Albuquerque Silva, diretora escolar da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Osvany Gundim, superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás; e Rita Jobim, coordenadora de Políticas de Ensino Médio do Instituto Unibanco.

·        Episódio 4: O desafio da intersetorialidade na educação: As relações da escola e das secretarias de educação com outras instituições do estado e da sociedade são essenciais para a garantia da aprendizagem e da permanência do estudante na escola. Mas quais são as possibilidades e desafios envolvidos nessa articulação? Como promover a intersetorialidade entre educação, segurança, saúde e assistência social?

o  Participação: Fernando Abrucio, cientista político e coordenador da área de educação do Centro de Estudos de Administração Pública da FGV; Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação; Binho Marques, ex-secretário estadual de Educação e de Inclusão Social do Acre. Os diretores escolares da rede de ensino do estado do Ceará, Francisco Pinheiro e Neusimar Felipe dos Santos, contam como o trabalho em regime de colaboração com outras áreas e setores municipais contribuem para a gestão escolar.

·        Episódio 5 – Evasão e abandono, a luta para manter os alunos na escola.

o  Participação: Daniela Arai, coordenadora de Desenvolvimento da Gestão no Instituto Unibanco; Romualdo Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec; Rosangela Fritsch, pesquisadora da Unisinos; Michele Lins Teles Monteiro, diretora escolar em Maceió (AL); e Fabiana Pereira da Silva, coordenadora pedagógica em Boa Vista (RR). Participam também os alunos Alex, do 9º. Ano do Fundamental de Maceió (AL); Laila, do 3º Ano do Ensino Médio em Duque de Caxias (RJ); e William, do2º. Ano do Ensino Médio, em São Paulo (SP), além de seu pai, Carlos Stapf.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br

Comuniquese,.


Compartilhar