INTERCÂMBIO: COMO ESSA EXPERIÊNCIA PODE AJUDAR NA ADOLESCÊNCIA?

19 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Morar em outro país, conviver com pessoas, culturas e idiomas diferentes, pode ser um grande desafio mas também uma ótima oportunidade

A adolescência é uma fase da vida de muitas descobertas, diversas dúvidas e questionamentos, um dos grandes dilemas nesse momento entre os jovens é se sentir perdido, desmotivado, gerando várias perguntas em sua cabeça. “O que fazer depois da escola?”, “Será que estou pronto para o mercado de trabalho?”.

Por isso, fazer um intercâmbio pode ajudar e muito a mudar essa situação, ganhar vivência de mundo, alcance de independência, responsabilidade, conhecer culturas e idiomas diferentes. Há várias razões que levam os jovens a querem sair de seu país, agregarem seu currículo uma formação estrangeira, cursos diferenciados, aprender outro idioma.

Segundo a CEO da Eagle Intercâmbio, Arleth Bandera, primeira e única agência de intercâmbio feita 100% de brasileiros no Vale do Silício, a vivência da viagem auxilia em vários desenvolvimentos dos adolescentes, autonomia, senso de independência, entre outros. “O programa de High School é o mais procurado pelos jovens, já que consiste em terminar o ensino médio em uma escola estrangeira, pública ou particular. É super vantajoso, o adolescente convive com pessoas da sua idade, a grade curricular da escola é recheada de atividades extracurriculares, uma experiência bem interessante”.

Luana Reis foi um desses jovens que aproveitou a oportunidade de conhecer outras culturas, foi com 16 anos e concluiu o ensino médio na terra do tio Sam. “No High School, eu não escolhi o destino, a host Family que me escolheu. Morei em uma cidadezinha chamada Evadale, Texas, a cidade tinha 1500 habitantes, foi uma experiência incrível, fui muito bem recebida”.  

Há vários benefícios em se fazer um intercâmbio na adolescência, o indivíduo se retira da sua área de conforto, melhora o idioma, descobre novos interesses, se relaciona com outras culturas, e consegue dar aquele UP no currículo. Mas nem tudo é um mar de rosas, as dificuldades existem, haverá vários obstáculos, a saudade de casa, da família e a adaptação com os costumes estrangeiros são alguns dos pontos mais difíceis para os jovens.

“Senti muita falta dos meus amigos, mas a saudade maior era da minha família, sentia falta do abraço dos meus pais, dá risada dos meus irmãos e do tempero da minha avó. Tive dificuldade em me adaptar com a alimentação também, eu vivia de fast food. Depois que você faz intercâmbio, aprende que as coisas mais simples são as que mais importam, aprendi a valorizar mais o meu país, ser mais patriota. Mas como já disse, a experiência é incrível, fiz grandes amizades, que mantenho contato até hoje”, explica Luana.

A especialista em intercâmbio explica que antes de “bater o martelo” em relação à viagem, os pais precisam levar em conta algumas coisas, como escolher uma agência de confiança, que dê todo o suporte necessário para o adolescente, conversar com intercambistas que já utilizaram os serviços da empresa é uma ótima dica. “Tudo é experiência, faz parte do aprendizado e da sua evolução, não tenho medo de arriscar! O intercâmbio é temporário, então não desista por causa de alguma dificuldade.”

“Eu sempre soube que quando eu completasse 16 anos eu iria fazer o meu coração intercâmbio. Eu sonhava com Nova York, achava que minha vida seria como nos filmes americanos e eu acertei, porém eu vivi um filme no interior do Texas. Tudo era diferente da minha realidade, eu estava acostumada com São Paulo, cidade grande, com prédios e muitas pessoas. No Texas eu tinha que acordar cedo para dar comida para as galinhas, eu aprendi a andar de cavalo e o mais importante, eu aprendi que a felicidade não está no lugar que você mora, a nossa felicidade está em nós mesmo, independente do lugar que você mora.”, conclui a estudante, Luana Reis.

Ficou com vontade de saber mais sobre intercâmbio? Como fazer a sua viagem dos sonhos? Confira mais informações no site da Eagle Intercâmbio. Acesse: www.eagleintercambio.com

Eagle Intercâmbio: É uma startup localizada no Vale do Silício (Califórnia), sendo a primeira agência de intercâmbio feita totalmente por brasileiros na região. Com clientes oriundos de diferentes localidades, a presença física da equipe da Eagle nos Estados Unidos, único destino atendido pela agência, permite com que a empresa dê suporte em tempo real, aos seus alunos, entendendo e identificando as necessidades de cada um deles. Dessa forma, a startup faz parte de um seleto grupo de agências, com um dos maiores índices de aprovação de vistos para alunos brasileiros, carregando em sua trajetória até hoje mais de 1000 alunos brasileiros formados pela Eagle. Para saber mais acesse: www.eagleintercambio.com

Por Julia Vitorazzo


Compartilhar