Laboratório do IFMS permitirá a oferta de cursos a pessoas com deficiência em Três Lagoas

28 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Inaugurado na semana passada, espaço destina-se a iniciativas voltadas à inclusão para a comunidade local

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou na última quinta-feira, 23, o Laboratório de Projetos para Necessidades Específicas (Lapne). O evento teve a participação de representantes da instituição, do Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) e da Prefeitura Municipal, além de uma apresentação cultural. 

O laboratório integra o projeto ‘Formação para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho’, desenvolvido pelo campus. Utilizando uma estrutura física já existente com quase 30 m², o espaço acessível foi equipado com computadores, impressoras, teclados ampliados para pessoas com baixa visão e em braille, projetores, caixas de som, pin pads, leitores de código de barras e caixa registradora, entre outros. 

No local, poderão ser atendidos até 12 alunos por turma. A previsão é de que sejam oferecidos os cursos de Informática Básica e Operador de Caixa. 

“O Lapne não se destina somente a cursos, podendo ser usado também para planejamento e desenvolvimento de novos projetos voltados a estudantes com deficiência, devidamente acompanhados por algum tutor ou membro do Napne [Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas]”, explica a intérprete de Libras e coordenadora do projeto, Angélica Xavier. 

Parceria – O recebimento dos equipamentos faz parte de um acordo de cooperação técnica estabelecido com o MPT/MS, que permitiu também a oferta de dois cursos no município de Costa Rica/MS, em março e abril, realizados na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento e destinados a pessoas com deficiência.

A reitora Elaine Cassiano, que esteve presente na inauguração, chama a atenção para o papel exercido pelo Ministério Público do Trabalho – representado no evento pela procuradora Juliana Mafra – no desenvolvimento da iniciativa. 

“Com a contribuição do MPT, conseguimos os recursos necessários para implementação dos laboratórios e realização dos cursos. Iniciativas como essa colaboram muito para a missão institucional de levar conhecimento científico, profissional e tecnológico para a sociedade”.

Inclusão – Por meio da cooperação técnica, foi feito o investimento de mais de R$ 95 mil pelo MPT/MS, via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), vinculada ao Instituto Federal. As primeiras tratativas para realização do projeto se iniciaram em 2019. 

“Devido à pandemia de Covid-19, o início da execução atrasou. Neste ano enfim conseguimos ofertar os cursos, que foram ministrados por docentes do IFMS. Concretizamos isso graças a um esforço conjunto, tanto dos nossos professores quanto dos técnicos-administrativos”, destaca o diretor-geral do Campus Três Lagoas, Walterísio Carneiro Júnior. 

Graças ao acordo, também foi instalado outro laboratório acessível de Informática junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Costa Rica.  

Segundo o Ministério Público do Trabalho, existe ainda a perspectiva de que, após a entrega do relatório final do projeto, o documento seja encaminhado a outros procuradores do país, para que a iniciativa seja replicada em diferentes locais do Brasil.

Assessoria de Comunicação do IFMS


Compartilhar