LPM lança penúltimo episódio de documentário sobre o ecoturismo no MS e a essência do Pantanal
3 de outubro de 2023A série de quatro episódios “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo” é resultado de uma parceria entre a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e a plataforma LPM (Lugares, Pessoas, Mundos)
O terceiro episódio intitulado “A cultura do Pantanal”, da série documental “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo” já pode ser acessado gratuitamente no canal do Youtube da plataforma LPM. Nele, é possível conhecer uma figura importante na cultura sul-mato-grossense: o pantaneiro; e um pouco sobre o quão necessário é o seu saber, isto é, seu conhecimento acerca daquela terra, que promove o cuidado e preservação do bioma. Além disso, aprende-se sobre a importância do ato de conviver, de se ter uma relação próxima com a natureza e com os animais, a fim de que se possa retirar os melhores frutos sem destruir.
O documentário conta com nomes já consagrados do audiovisual em sua produção: a direção e cinematografia é de Maxwell Polimanti; a direção e o roteiro, de Adriana Farias; e a produção executiva, de Gisele Abrahão, renomada profissional da Indústria do Turismo.
No episódio que trata da cultura no pantanal, o documentário mais uma vez fala da possibilidade e necessidade de o turismo ser aproveitado não apenas como sendo uma ferramenta de lazer, mas como algo crucial para o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Isso é constatado tanto pelas falas e atitudes de turistas brasileiros quanto pelos estrangeiros que foram entrevistados. Os viajantes demonstraram ter um total apreço pela flora, fauna, gastronomia e cultura locais. Há inclusive um grande destaque para o fato de que quem busca esse tipo de turismo é justamente quem já possui certa consciência ambiental e tenciona aprofundar a conexão com a natureza.
“A cultura do Pantanal” ainda revela um pouco da rica herança cultural que o Mato Grosso do Sul carrega, explicada pela grande mistura de povos que lá se estabeleceram, como os próprios indígenas que já lá estavam, os colonizadores paulistas, os negros escravizados e até os paraguaios. Essa grande fusão de povos, conforme o documentário, é o que forma o pantaneiro.
O Mato Grosso do Sul, sendo uma referência na gestão responsável e no ecoturismo, aliado a uma cultura rica e diversificada, tem cada vez mais demonstrado que é possível usufruir do patrimônio cultural e natural de forma sustentável. Saiba mais sobre esse estado brasileiro que se tornou exemplo de ecoturismo Brasil afora em https://lugarespelomundo.com/. E não perca o último episódio desta série documental, a ser anunciado no canal oficial do LPM no YouTube.
Informações sobre o documentário
Sinopse:
A série documental em quatro episódios mostra como o Mato Grosso do Sul é um expoente do ecoturismo para o mundo ao unir cultura, sustentabilidade e preservação com a formação da consciência ambiental na população. Dos rios de águas cristalinas e das cavernas milenares do município de Bonito às cachoeiras de belezas cênicas da Serra da Bodoquena. Da tradição do homem pantaneiro e da viola de cocho no santuário de biodiversidade do Pantanal à Serra do Amolar que se abre para o turismo com a força das mulheres ribeirinhas no Pantanal remoto. A região é um celeiro de tesouros naturais e de gente comprometida com as futuras gerações.
Sobre Adriana Farias – Diretora e roteirista
Documentarista, jornalista e escritora reconhecida em 13 prêmios, como o internacional da Inter American Press Association. Ao longo de 15 anos, dedica sua jornada profissional a descobrir e contar histórias que inspiram e transformam vidas no campo dos direitos humanos, meio ambiente, ciência, saúde, cultura, educação, ecoturismo e ESG. Atuou em diversos projetos especiais e investigativos em veículos como Folha de S.Paulo, Veja SP, TV Cultura e Record. Realizou em torno de 30 documentários para TV exibidos na CNN Brasil, CCTV (China), Record, Band e RedeTV! Fez parte da equipe que formatou no país e produziu, de 2019 a 2022, os programas documentais “Séries Originais” e “Sinais Vitais”, da CNN Brasil.
Sobre Maxwell Polimanti – Diretor de filme e Diretor de Fotografia:
Trajetória de duas décadas dedicadas ao audiovisual na direção, cinematografia e montagem para documentários, filmes publicitários e institucionais, curta-metragens e videoclipes. Um de seus trabalhos alcançou mais de 300 milhões de visualizações no Youtube. Nos últimos anos, atuou em diferentes projetos especiais para CNN Brasil, CGTN (China) e RecordTV. Reconhecido em cinco prêmios, dirigiu em 2020 o filme “Jornadas e Destinos” sobre as histórias de vida de profissionais do transporte, com exibições públicas no Unibes e MISS.
Sobre Gisele Abrahão – Produtora Executiva:
Gisele Abrahão, fundadora da GVA, uma empresa de consultoria em estratégia, comunicação e marketing criada em 2009, é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua abordagem inovadora, planejamento estratégico, foco na excelência e paixão pelos diversos projetos e iniciativas que criou. Sua experiência e envolvimento no setor de turismo tem sido reconhecida em sua indústria com prêmios que abrangem seus anos de experiência, como os 50+ Poderosos do Turismo pela Panrotas (2016), que destacou líderes que lidam melhor com momentos de crise. Ela foi homenageada com o plantio da Árvore da Integração Festuris (2018) por suas práticas sustentáveis na indústria de viagens, e pelo Grupo Radar & TV (2019) por sua liderança e colaboração no desenvolvimento da indústria de viagens e turismo do Brasil. Em 2020, recebeu o troféu Amigos Festuris e foi reconhecida pela Rossi & Zorzanello pela sua contínua excelência em parcerias.
LPM World