Lula agradece ajuda na retirada de brasileiros e reforça apelo por corredor humanitário em conversa com presidente de Israel

Lula agradece ajuda na retirada de brasileiros e reforça apelo por corredor humanitário em conversa com presidente de Israel

14 de outubro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Líder brasileiro conversou com Isaac Herzog por telefone nesta quinta-feira e reafirmou condenação brasileira aos ataques terroristas e solidariedade com familiares das vítimas

O presidente Lula no Palácio do Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve uma conversa por telefone na tarde desta quinta-feira (12/10) com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Na ocasião, o líder brasileiro agradeceu o apoio dos israelenses nas operações para retirada dos brasileiros que buscam sair da zona de conflito no Oriente Médio. Até o início desta noite, 494 brasileiros já foram trazidos para o país em três voos que saíram de Israel

Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz” (Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República).

 Na conversa com Herzog, o presidente brasileiro reafirmou a condenação brasileira aos ataques terroristas e a solidariedade com os familiares das vítimas. Lula também renovou um apelo que já havia feito na quarta, pela criação de um corredor humanitário para a retirada de crianças das zonas de conflito e para garantir que não falte água, luz e remédio em hospitais.

“Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, escreveu o presidente em seu perfil na rede social X.

Também nesta quinta-feira, o Brasil convocou uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, vai comandar o evento nesta sexta-feira (13/10), em Nova York. Na pauta, a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio.

ROTATIVA – O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) no mês de outubro. O país ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não permanentes, em um mandato que segue até o fim deste ano.

O país também é um dos maiores participantes entre os membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, atrás apenas do Japão. Desde a criação do órgão, em 1948, esse é o 11º mandato brasileiro.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA POSTAGEM DO PRESIDENTE:

Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog.

Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país.

Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas.

Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais.

Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança.

E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Compartilhar