Lula sanciona lei do Novo Ensino Médio com vetos 

Lula sanciona lei do Novo Ensino Médio com vetos 

4 de agosto de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O Novo Ensino Médio foi sancionado pelo presidente Lula. No texto final foram vetadas mudanças no Enem. Isso significa dizer que as redes de ensino terão até o fim deste ano para adequar a oferta de professores à nova lei.

Ficou definido que em 2025, os alunos que entrarem em salas de aula do primeiro ano do Ensino Médio não vão precisar se preocupar com mudanças no Enem. O presidente Lula vetou as alterações que foram aprovadas pelo Congresso e, com isso, as provas do Enem seguem cobrando apenas o conteúdo básico, que é igual para todos.

Não haverá também mudanças na carga horária nos três anos do Ensino Médio. Continuam valendo as 3 mil horas para os três anos do Ensino Médio, como acontece atualmente.

Mas a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas – de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas – vai mudar. Hoje, são 1.800 horas para as obrigatórias e 1.200 horas para as optativas. As obrigatórias crescem para 2.400 horas e as optativas passam para 600 horas.

A nova lei sancionada pelo presidente também trouxe alterações para a lista de disciplinas obrigatórias, que aumentou. Além de Português, Matemática, Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia, entraram Inglês, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

O Espanhol segue sendo matéria optativa, conforme foi definido pelo Congresso Nacional.

Sobre as disciplinas opcionais, cada escola terá de oferecer ao menos duas áreas dos chamados trilhos de conhecimento – como Linguagens, Matemática e Ciências.

E para o ensino técnico-profissional, a carga total de 3 mil horas também fica igual. As disciplinas obrigatórias passam a ser de 2.100 horas.

De Brasília, Max Gonçalves

Compartilhar