Maiores empresas familiares do Brasil nos últimos anos e o que têm em comum

Maiores empresas familiares do Brasil nos últimos anos e o que têm em comum

20 de maio de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Empresas familiares representam a maioria no Brasil e, embora a longevidade nessa modalidade de negócio seja um fator complexo a ser alcançado, em contrapartida, existem inúmeros exemplos de empresas bem-sucedidas que deixam ensinamentos inspiradores.

Segundo o Edelman Trust Barometer, as empresas familiares desfrutam de uma confiabilidade 12 pontos percentuais superior à média das empresas. Além disso, a PwC, em sua pesquisa recente, correlaciona essa confiança com um melhor desempenho e lucratividade.

Um dado significativo do estudo é o de que 54% das 2.043 empresas participantes, em 82 territórios globais, apontam a expansão para novos mercados como sua principal prioridade.

Para expandir, é fundamental rever a gestão, metodologia, questões comportamentais e também se inspirar em bons exemplos de sucesso.

Maiores empresas familiares do Brasil e o que se pode aprender com elas

Marcelo Viana, à frente da T4 Consultoria e consultor especialista em empresas de controle e Gestão Familiar, apresenta algumas das maiores empresas familiares do Brasil dos últimos anos e suas principais características.

É de conhecimento geral que 71% das empresas médias brasileiras são familiares, o que demonstra sua importância à nossa economia, mas como se manter relevante no mercado através das gerações?

Dentre as maiores empresas familiares no Brasil, destacam-se:

Grupo Gerdau

A empresa começou em 1901 como uma pequena fábrica de pregos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e hoje é a maior produtora brasileira de aço, com operações em outros países da América Latina e também América do Norte.

O que marca a trajetória da Gerdau no mercado é sua constante busca por inovação, o que lhe favorece por meio das contínuas melhorias em sua gestão e processos. Além do setor de aço, a empresa também possui participação nos segmentos de mineração e energia.

“Uma característica compartilhada pelas empresas familiares mais bem-sucedidas do Brasil é que, mesmo quando alcançam estabilidade no mercado, elas não se acomodam. Ao contrário, mantêm um pensamento estratégico constante, buscando maneiras de inovar e expandir”, aponta Marcelo Viana.

Grupo Votorantim

Dentre as maiores empresas familiares do Brasil está o Grupo Votorantim, atuando em inúmeros segmentos como cimento, metais, energia, celulose, entre outros. Fundada em 1918 por José Ermírio de Moraes, hoje é presidida pela quarta geração da família.

Assim como a Gerdau, o Grupo Votorantim sempre investiu em inovação e em novas tecnologias. Além de ser uma das líderes do mercado de cimento no Brasil, também é uma das maiores produtoras de alumínio.

Magazine Luiza

Uma das mais importantes redes de varejo da América Latina e também uma das maiores empresas familiares do Brasil. Fundada em 1957 pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, de vendedora apenas de móveis, a empresa passou a diversificar sua atuação.

Hoje são mais de 1.000 lojas físicas ao redor do Brasil, além da participação em outros países da América Latina. Um dos pontos fortes da Magazine Luiza é sua cultura organizacional sólida e valorização dos colaboradores.

Baterias Moura (Grupo Moura)

Dentre as maiores empresas familiares do Brasil está o Grupo Moura/Baterias Moura. Fundada em 1957 no interior do Pernambuco pelo casal Edson Mororó Moura e Conceição Viana Moura, a empresa se mantém competitiva no mercado com mais de 80 distribuidores em toda a América do Sul e mais de 50 mil pontos de venda.

O que chama a atenção para essa empresa familiar é a sua dedicação às boas práticas de governança corporativa e o foco no crescimento sustentável.

Cosan

Fundada oficialmente no ano 2000 consolidando o controle do antigo grupo Pedro Ometto (família Ometto), a Cosan é considerada a maior produtora de cana-de-açúcar e etanol no Brasil.

É uma empresa em constante expansão, que está sempre observando o mercado e não hesita quando o tema é inovação. Seu foco tem sido a diversificação e a profissionalização da gestão.

Energisa S.A

Dentre as maiores empresas familiares do Brasil nos últimos anos está a empresa familiar mineira, Energisa S.A que nasceu em 1905, sendo uma das geradoras de energia pioneiras no Brasil.

É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil ganhando o selo Great Place to Work  e sua principal marca cultural é o relacionamento com as pessoas.

Profissionalização da gestão e foco em inovação são a marca das empresas familiares de sucesso

As maiores empresas familiares do Brasil são sustentáveis em longo prazo e isso se deve principalmente à profissionalização da gestão, que engloba os benefícios:Eficiência operacional (melhorias nos processos internos); Abordagem mais analítica para a tomada de decisões;Gestão de talentos, também com foco na retenção de talentos;Transparência e governança corporativa sólida;Sucessão empresarial estruturada;Entre outros.

Já a mentalidade focada na inovação, resulta em:Competitividade;Expansão sustentável;Contínua relevância no mercado;Resolução de problemas;Atração de talentos;Entre outros.

A profissionalização da gestão deve começar pela adoção do conselho consultivo, que orientará as melhores práticas que manterão a empresa sustentável em longo prazo.

“Uma vez adotada a perspectiva externa dos conselheiros, a estratégia-chave para a profissionalização deve começar com a conscientização dos sócios da empresa, impactando assim toda a operação do negócio”, conclui Marcelo Viana.

Para a empresa familiar que almeja estabelecer uma presença duradoura no mercado, é crucial concentrar-se na melhoria da gestão, em desenvolver uma visão estratégica e transmitir um legado sólido.

Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. 

É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.

AIorK4w4uN5EK68-Ca5g10EmHH5bFOFyqq8UVuuz_ibI2r22gB_os32Bh8fPLnz_3YeBxHEcp-_MoBQ

Compartilhar