Mais de duas mil mulheres são atendidas pelo Sebrae Delas neste ano
4 de dezembro de 2022 Off Por Ray SantosVoltado à promoção do empreendedorismo feminino, ciclo 2022 da iniciativa encerrou com evento e reconhecimento a empresárias na Capital
Com a participação de empreendedoras de todas as regiões de Mato Grosso do Sul, na tarde desta quinta-feira (1º) foi realizada a cerimônia de encerramento do ciclo 2022 do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que tem ações para aumentar a probabilidade de êxito de ideias e negócios liderados por mulheres.
O evento ocorreu na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, quando reuniu as participantes desta edição da iniciativa. Somente neste ano, o programa atendeu mais de duas mil mulheres e capacitou diretamente outras 410.
Foram, ao todo, 140 negócios formalizados e um aumento de 5,4% em empreendimentos formalizados como microempresas (ME), um porte de pequena empresa que possui faturamento anual de até R$ 360 mil. Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, os resultados mostram que o projeto cumpriu todas as metas propostas, impactando diretamente na vida das empreendedoras atendidas.
Evento de encerramento do ciclo 2022 do programa Sebrae Delas recebeu empresárias de todas as regiões de MS “Apresentamos os resultados de 2022, que estiveram presentes em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Começamos com esse trabalho em 2013, conforme o mercado respondeu, ele se tornou regional e hoje o Delas está em 16 estados da federação. Em Mato Grosso do Sul, ao longo desses anos, atendemos aproximadamente 14 mil empreendedoras, desde aquelas que queriam empreender como as que já estavam no mercado.
Se olharmos os resultados, eles reverberam muito além dessas 14 mil mulheres, porque quando uma mulher empreende, todos os indicadores sociais e econômicos melhoram por conta desse empreendimento”, destacou a diretora.
Em 2022, o Sebrae Delas buscou estimular a prosperidade econômica de Mato Grosso do Sul pela via do empreendedorismo; apoiar empreendedoras na expansão de seus negócios; conectar as participantes com profissionais experientes do mercado nacional e criar uma rede diversa de contatos de mulheres empreendedoras sul-mato-grossenses.
Ao longo do ano, as participantes realizaram encontros on-line e presenciais, cumprindo uma jornada empreendedora e aprendendo sobre gestão de tempo, liderança, autoconhecimento, entre outros temas. Empreendedoras são reconhecidas
Idealizadora do Sebrae Delas, diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, afirma que projeto cumpriu todas as metas propostas, impactando diretamente na vida das empreendedoras atendidas
Como parte da programação do evento, foi realizado o talk show “Elas fazem história no MS”, com a participação das empresárias Heloisa Garcia, proprietária da Doce Grão – Sobremesas Sem Culpa; Carol Debus, da marca Ki.monaria e Ana Regina Maidana, artesã empreendedora do Ateliê Pérolas de Ana.
Em comum, elas são atendidas no Sebrae Delas e compartilharam suas trajetórias à frente dos empreendimentos, que foram reconhecidos na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Segundo a empresária Ana Regina Maidana, de Guia Lopes da Laguna, o programa foi um divisor de águas em sua jornada como empreendedora.
“Para mim foi uma virada de chave que estava precisando, quando entrei no Delas eu não imaginei que seria um momento mágico, me norteou bem no que poderia e não poderia fazer. Sempre dá para fazer ajustes e tive muitos mentores”, comentou.
O evento também entregou cerca de 40 certificados a empresárias que se destacaram nesta edição do programa, nas categorias Inovação; Maior número de ferramentas aplicadas e Superação.
Uma das empreendedoras reconhecidas foi Josineide Silva, de Campo Grande, que possui o Josineide Silva Ateliê. Ela já está no quarto ano de Sebrae Delas e afirma que a iniciativa proporcionou, ao longo deste tempo, crescimento ao negócio.
“Participar desse projeto, do ciclo 2022, foi incrível. Comecei como Cantinho da Josi Ateliê, uma marca que me acompanhou por oito anos, foi muito difícil crescer e fazer com que ela morresse para que nascesse ‘Josineide Silva Ateliê’, por conta dos vestidos de noiva feitos de crochê manualmente, que inclusive foi por causa deles que eu consegui uma vaga no MS Fashion Week expondo minha primeira coleção como designer de moda e estreando como estilista.
Tudo isso graças ao todo projeto do Sebrae Delas”, afirmou. Ao final do evento, foi exibido o vídeo relativo à campanha 2023 do programa, que abrirá inscrições para novas vagas no próximo ano. Para mais informações sobre o programa Sebrae Delas, clique aqui.