Marabá (PA) recebe etapa do Circuito Nelore de Qualidade

14 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O Circuito Nelore de Qualidade chega ao Pará no dia 14 de outubro, para a realização de avaliações de carcaças no frigorífico Friboi de Marabá. Essa, que é a 12ª etapa da edição de 2022, deve receber ao menos 500 animais, entre machos e fêmeas. Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a iniciativa tem apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A etapa é realizada em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB). 

André Locateli, gerente executivo da ACNB, destaca que “o Pará tem grande importância para a produção de carne brasileira, que confere segurança alimentar para milhões de pessoas no Brasil e no mundo. São quase 24 milhões de cabeças no estado, o que o torna importante produtor, ao ocupar a terceira posição no ranking de maiores rebanhos bovinos do país”.

Quinta cidade com maior rebanho do estado, Marabá recebeu a oitava etapa do Circuito Nelore de Qualidade em 2021. Na ocasião, 396 machos e 147 fêmeas participaram, totalizando 543 avaliações. A cidade paraense tem papel relevante na pecuária do estado, com rebanho de mais de 2 milhões de cabeças, sendo a quinta cidade no quesito.

Novo campeonato

Um dos destaques do Circuito Nelore de Qualidade 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.

Calendário nacional

As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:

·     18 de outubro – Friboi – Nova Andradina (MS)

·     20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)

·     21 de outubro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)

·     25 de outubro – Friboi – Lins (SP)

·     27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)

·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)

·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)

·     08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)

·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)

·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)

·     17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)

·     18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)

·     18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)

·     22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)

·     24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Marabá (PA), os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (94) 2101-5128 e (94) 99304-6231 – falar com Rodrigo; ou (94) 99114-3336 – falar com Vinicius. O lote mínimo exigido para a participação do pecuarista é de 18 animais.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Texto Comunicação Corporativa


Compartilhar