Maria Portela fatura bronze no Grand Prix de Judô, em Portugal

29 de janeiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

jan 29, 2022 | Mato Grosso do Sul

Foto: © Reprodução Twitter/CBJ

A judoca gaúcha Maria Portela, de 34 anos, conquistou o bronze na categoria até 70 quilos, no Grand Prix de Odivelas (Portugal) na tarde deste sábado (29).

É a segunda medalha da delegação brasileira na competição: a carioca Rafaela Silva, campeã olímpica na Olimpíada Rio 2016,  foi a primeira a subir ao pódio ontem (28), ao faturar o ouro na categoria até 57 kg. 

A competição prossegue neste domingo (30), com transmissão ao vivo no portal da Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês). 

Na luta pelo bronze, Portela superou a atual campeã asiática, a coreana Heeju Han. A brasileira, atual número 6 no ranking mundial, começou o dia superando a ucraniana Yuliia Ukrkurchenko.

Na sequência, perdeu para a holandesa holandesa Jorien Nedvisser  na disputa final da chave. Na repescagem, Portela ganhou da britânica Katie-Jemina Yeats-Brown, e avançou para disputa do bronze. 

Quem também competiu para subir ao pódio nesta tarde foi o brasiliense Guilherme Schmidt, de 21 anos, atual campeão mundial militar na categoria até 81kg.

No entanto, na disputa pelo bronze, Schmidt foi superado pelo japonês Yuhei Oino, terminando a competição em quinto lugar.

Neste domingo (30) mais quatro brasileiros vão em busca do pódio em Odivelas: Beatriz Freitas (78 kg), Rafael Macedo (90 kg), Rafael Buzacarini (100 kg) e Juscelino Nascimento (+100 kg).

As lutas começam a partir das 8h30 (horário de Brasília), com finais sempre às 14h.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Fonte: EBC EsportesFacebook

Metrópoles


Compartilhar