Melo e Matos comemoram o título do Rio Open, 39ª conquista de Marcelo na carreira

Pela primeira vez, uma dupla 100% brasileira venceu o ATP 500 no saibro do Jockey Club Brasileiro. Final que terminou no início da madrugada deste domingo (23) no Rio de Janeiro teve muito equilíbrio, disputa, comemoração e emoção

Fevereiro, 2025 – Marcelo Melo e Rafael Matos são os campeões do Rio Open. O primeiro título do mineiro no ATP 500 do Rio de Janeiro, 39º da sua carreira.

A primeira conquista de uma dupla 100% brasileira no saibro do Jockey Club Brasileiro, em uma noite de muita comemoração e emoção que terminou no início da madrugada deste domingo (23).

Melo e Matos derrotaram, na lotada quadra Guga Kuerten, os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, em 1h37min.

Como ao longo de todo o Rio Open, Melo e Matos contaram com a torcida empurrando muito em busca da vitória e do título.

A inédita conquista no Rio – onde tem dois vice-campeonatos – coloca Melo como o maior campeão em atividade entre os duplistas, ao lado do croata Mate Pavic. E é o seu 12º título de ATP 500. Jogo terminado, o mineiro não escondeu a emoção, comemorando com choro e muita vibração junto aos torcedores, agradecendo sua equipe, familiares, amigos e patrocinadores, assim como toda a torcida e ao parceiro Matos.

“Faz mais ou menos 18 anos que jogo duplas. Fui número 1 o mundo, ganhei Wimbledon, Roland Garros … Mas, igual a isso aqui, não tem. Era um título que todos que me conhecem sabem como eu queria ganhar. Acho que fui muito esperto por escolher o Rafa para me mostrar o caminho das pedras. Agradeço a todos que torceram, que apoiaram, aqui ou em casa. E meu obrigado especial ao Rafa por ter acreditado em mim. Trago a experiência, ele a juventude. Um momento muito especial. O que a torcida faz aqui é demais”, destacou um emocionado Melo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

Melo e Matos, agora bicampeão no Rio, comemoraram o segundo título juntos desde o início da parceria. E já aparecem em sexto lugar na corrida para o ATP Finals, que reúne as melhores parcerias do ano ao final da temporada. 

Foi a terceira final de Melo no Rio Open – vice-campeão em 2014, com o espanhol David Marrero, e em 2023, com o colombiano Juan Sebastian Cabal. Matos foi campeão no ano passado com o colombiano Nicolas Barrientos. São 649 vitórias de Melo na carreira – soma nove em 2025.

No ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com o título, Melo sobe 12 posições e passa para 23º do mundo.

Matos fica no 37º lugar, por ter defendido os pontos conquistados no Rio no ano passado.

Nesta semana, o mineiro e o gaúcho estarão no Chile, para a disputa do ATP 250 de Santiago. Cabeças de chave 2, a estreia será contra outra dupla brasileira: do gaúcho Marcelo Demoliner e do paulista Marcelo Zormann.

O jogo – Os espanhóis começaram o jogo com quebra. Mas, Melo e Matos devolveram em seguida, deixando tudo igual em 1 a 1.

E, com novo break, garantiram a vantagem, marcando 4/2, com todos os games até então sendo definidos no ponto decisivo, no 40/40. O mineiro e o gaúcho ainda quebraram mais uma vez para fechar o set em 6/2.

No segundo set, muito equilíbrio, com as duplas mantendo seus serviços. Melo e Matos tiveram a chance de quebra e o primeiro match point no décimo game, mas os adversários chegaram ao empate em 5/5.

O break e a vitória vieram no décimo segundo game, com o mineiro e o gaúcho marcando 7/5 para fazer a festa na quadra Guga Kuerten.

Foi a 11ª participação de Melo no Rio – jogou todas as edições do ATP 500, desde que começou a ser realizado em 2014. Na gira no saibro na América do Sul, a dupla foi vice-campeã no ATP 250 de Buenos Aires e campeã agora no Rio Open.

É a 19ª temporada do mineiro no circuito, a segunda ao lado do gaúcho. Desde o início da parceria, no ano passado, Melo e Matos foram campeões, também, no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, e vice-campeões no ATP 500 de Washington (EUA).

Recordista em títulos, número de vitórias, participações em Grand Slam, ATP Finals e semanas no topo do ranking – Marcelo Melo, 41 anos, é recordista brasileiro em número de títulos, 39 conquistas.

Dos títulos, todos em duplas, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) e nove Masters 1000, além de 12 ATP 500 e 16 ATP 250. Tem o recorde, também, em semanas no topo do ranking da ATP – 56, único brasileiro na história a ser número 1 do mundo em duplas e esteve entre os Top 10 por oito temporadas seguidas.

Duplista mais vitorioso em atividade no circuito, é o maior vencedor entre os brasileiros, tendo alcançado na estreia em Roland Garros 2023 a histórica marca de 600 vitórias.

Entre os jogadores de dupla em atividade, Melo é o primeiro a chegar aos 1.000 jogos, mais uma marca histórica, conquistada em Atlanta 2023 – antes, 13 duplistas atingiram e superaram esse número.

É recordista em participações em Grand Slam, com 69 edições, e em presença no ATP Finals – completou oito seguidas em 2020. Em 2019 chegou a 500 vitórias, na estreia no ATP 500 de Washington, passando a ser o 35º jogador de todos os tempos a atingir essa marca.

O primeiro título de Marcelo em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Tem dois Grand Slam, além de um vice em Londres (2013) e um vice (2018) e duas semifinais no US Open.

Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Xangai 2018 chegou ao nono, depois de ganhar Xangai (2013 e 2015), Paris (2015 e 2017), Toronto (2016), Cincinnati (2016), Miami (2017) e Madri (2017).

Temporada 2025
Campeão
Rio Open – ATP 500 do Rio de JaneiroVice-campeãoATP 250 de Buenos Aires – Argentina

Temporada 2024
Campeão
ATP 250 de Stuttgart – Alemanha
Vice-campeãoMasters 1000 de Monte Carlo – Mônaco
ATP 500 de Washington – Estados Unidos

Mais informações:
Site:  
www.melomarcelo.com Fanpage:  facebook.com/marcelomelo83 Instagram: www.instagram.com/marcelomelo83Marketing/Comercial: Sérgio Oprea – +55 61 98118-9876 – sergio.oprea@terra.com.br – www.zenithmarketing.com.brZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.brSite: www.zdl.com.brFacebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports

Os campeões com os pegadores de bola
(Fotojump / Rio Open)

Os campeões com os pegadores de bola (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Os campeões
(Fotojump / Rio Open)

Os campeões (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Troféu de campeões do Rio Open
(Fotojump / Rio Open)

Troféu de campeões do Rio Open (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Premiação das duas duplas
(Fotojump / Rio Open)

Premiação das duas duplas (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Alegria da dupla pelo título
(Fotojump / Rio Open)

Alegria da dupla pelo título (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Emoção de Marcelo ao conquistar o título
(Fotojump / Rio Open)

Emoção de Marcelo ao conquistar o título (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Marcelo vibra junto com o público
(Fotojump / Rio Open)

Marcelo vibra junto com o público (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Rafa Matos emocionado
(Fotojump / Rio Open)

Rafa Matos emocionado (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Marcelo sempre atento na rede
(Fotojump / Rio Open)

Marcelo sempre atento na rede (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Quadra totalmente lotada
(Fotojump / Rio Open)

Quadra totalmente lotada (Fotojump / Rio Open)

Alta | Web

Footer

Este e-mail foi enviado para : Redação(jrdiadia@terra.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *