MERCADO DA MÚSICA REQUER PROFISSIONAIS COM CONHECIMENTOS EM GESTÃO
30 de setembro de 2022Formação Executiva em Music Business da FGV busca ampliar as possibilidades dos profissionais no mercado de trabalho
O mercado fonográfico brasileiro vem crescendo acima da média mundial, o valor é estimado em torno de 420 milhões de dólares. As receitas geradas pelos vários modelos de negócio do setor de música cresceram e consolidaram a tendência de crescimento nos últimos anos. De acordo com pesquisas, puxada pelo crescimento do streaming, a receita do setor de música gravada no Brasil aumentou 15,4% entre 2017 e 2018. Só no primeiro trimestre de 2020, as assinaturas de serviços de streaming de música apresentaram um crescimento de 35%, de acordo com um levantamento da Counterpoint Research. O confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus, está entre os motivos para as melhorias nos resultados do streaming.
O mercado musical brasileiro possui um farto manancial de talentos, porém enfrenta uma barreira que refreia seu fabuloso potencial: a gestão. Apesar de toda relevância cultural e artística, a música sem gestão é apenas diversão. Diante disso, surge a necessidade de uma formação em gestão para o segmento e, pensando nisso, foi criado o curso de “Formação Executiva em Music Business”, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A proposta do curso é atender a uma grande lacuna de pessoas que não estão inseridas no mercado da música e que buscam conhecimentos necessários para uma carreira bem-sucedida. Durante as aulas, os alunos terão acesso a informações práticas, valiosas, experimentadas pelos seus professores que ensinam desde como monetizar a sua música, a distribuir digitalmente, criar, mensurar e administrar audiência.
“Durante a formação, apresentamos ferramentas e informações para que o músico ou produtor de conteúdo possa gerir e negociar suas produções com eficiência e segurança, oferecendo bases e conhecimentos, por exemplo, sobre direitos autorais, necessários para o profissional do audiovisual ou publicidade utilizar músicas em suas produções e campanhas de forma mais ágil, segura e sem os problemas recorrentes da falta de informação sobre o tema”, afirma Kiko Fernandes, coordenador do curso da FGV e sócio-diretor da Speedball, produtora especializada em trilha sonora para publicidade.
A ementa do curso contribui para ampliar as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho. São metodologias, ferramentas e informações setoriais para que o empreendedor musical; (seja ele um músico, um produtor de conteúdos ou um tecnólogo,) possa conceituar, desenvolver, realizar, gerenciar e comercializar suas produções no mercado nacional e internacional com máxima eficácia.
Programação do curso
A proposta contempla quatro módulos de 16 horas de aulas ao vivo: Música como Negócio (aulas dias 23, 24, 30 de novembro e 01 de dezembro); Tecnologia no negócio musical ( 7, 8, 14 e 15 de dezembro); Mercado da música (4, 5, 11 e 12 de janeiro) e Sound Branding – Música e Marcas (18, 19, 25 e 26 de janeiro).
Durante a formação, os alunos irão desenvolver conhecimentos para atuar no ecossistema da indústria musical de forma profissional; reconhecer os players do mercado da música e da indústria fonográfica, sua estrutura e forma de operar; analisar os vários tipos de direitos e deveres envolvidos no negócio da música e as bases para negociações e utilização de músicas para fins comerciais; gerir e negociar suas produções no mercado nacional e internacional com eficiência e segurança e conhecer bases sobre direitos autorais necessárias para utilização de músicas em suas produções e campanhas.
As aulas acontecerão às quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h. Elas serão ao vivo, via webconferência e ficarão disponíveis por 100 dias para que o aluno possa rever o conteúdo apresentado durante o curso.
SERVIÇO
Formação Executiva em Music Business na Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Prazo para inscrições: até 21 de novembro
Link para inscrição: https://bityli.com/YYkHIbG
Mais informações sobre admissão e matrícula: cursos.rio@fgv.br / (21) 3799-5900
Trevo Soluções em Comunicação