Cidade registra grande aumento de casos de chikungunya; doença viral é transmitida aos seres humanos por meio da picada de mosquitos infectados
Chikungunya mobiliza apoio federal de R$ 1,3 milhão para Dourados (MS) (Foto: Pref. Dourados)
Brasília (DF) – Diante do aumento de casos de chikungunya em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), autorizou a liberação de R$ 1,3 milhão para ações de socorro e assistência humanitária.
A portaria com a liberação dos recursos foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União.
Na terça-feira (31), o MIDR já havia reconhecido a situação de emergência na cidade de forma sumária.
Com isso, recursos federais podem ser encaminhados ao município imediatamente, sem necessidade de plano de trabalho prévio.
Para ampliar o apoio às defesas civis municipal e estadual, uma equipe com técnicos da Sedec também foi enviada ao local.
Além disso, como órgão central do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, a secretaria também apoia a articulação de ações federais.
A atuação da Defesa Civil Nacional vai além de eventos extremos, como chuvas intensas, enchentes ou longos períodos de seca e estiagem.
Em situações que envolvem riscos à saúde pública, como surtos de doenças infecciosas, o Governo Federal também pode agir de forma rápida para apoiar estados e municípios.
A chikungunya é uma doença viral transmitida aos seres humanos por meio da picada de mosquitos infectados, especialmente do Aedes aegypti e Aedes albopictus.
A doença costuma se manifestar com febre de início súbito e dores intensas nas articulações.
Embora a maioria dos casos evolua sem complicações, a chikungunya pode, em situações mais raras, levar a óbito, especialmente entre idosos e pessoas com comorbidades.
Recursos federais
O acesso a recursos federais para restabelecimento e assistência humanitária exige que estados e municípios obtenham reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública e apresentem, por meio do S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, planos de trabalho claros e metas de atuação.
Nesse processo, o passo a passo para solicitação de recursos está detalhado no portal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), assim como orientações práticas sobre como usar o S2iD para agilizar a obtenção de recursos federais em situações de emergência, desde o registro do desastre até a autorização e transferência dos valores.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via WhatsApp)
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
- Jornal Dia Dia – Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
- Jornal Brasil Regional (JBR) – O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
- Castilho Notícias (News) – O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
- Casa e Jardim – Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
- B10 Brasil – As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.


