Ministro Carlos Lupi detalha ações da Previdência Social para enfrentar filas do INSS

Ministro Carlos Lupi detalha ações da Previdência Social para enfrentar filas do INSS

22 de novembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Titular da Previdência Social comenta, no programa desta quarta-feira (22), os resultados de duas medidas para diminuir as filas do INSS e a redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários de auxílios previdenciários

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 22 de novembro.

Na conversa ao vivo com radialistas de todo o país, ele vai comentar sobre os resultados obtidos até agora com o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que foi criado em julho deste ano para reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Análise Documental do Benefício por Incapacidade Temporária (Atestmed) é outra ação de combate às filas que será detalhada pelo ministro Lupi durante a participação no programa.

A medida simplifica regras para concessão de benefício por meio de análise documental e visa reduzir a fila de requerimentos de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) com mais de 45 dias de espera. Graças à iniciativa, o cidadão pode fazer o acesso por meio de aplicativo ou pelo site Meu INSS.


A redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS também está na pauta do “Bom Dia, Ministro”. No mês passado, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS.

Com isso, o limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,91% para 1,84%. Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inclusive Benefício de Prestação Continuada (BPC), também podem consultar a taxa de juros do empréstimo pessoal consignado cobrado por instituições financeiras pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS.

TRANSMISSÃO AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo, das 8h às 9h. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov.
 

Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal do programa “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministro” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.
 

PARTICIPE – Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Compartilhar