Modelo de negócios único fortalece ecossistema e promove o aumento da rentabilidade na agricultura
Roberto Marcon

Modelo de negócios único fortalece ecossistema e promove o aumento da rentabilidade na agricultura

25 de novembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Por Roberto Marcon, Chief Executive Officer (CEO) da ORÍGEO

Desde que chegou ao mercado, em 2022, a ORÍGEO se apresenta aos agricultores do Cerrado como sua “parceira no caminho da rentabilidade”. Mais do que fornecer soluções sustentáveis e técnicas de gestão de ponta a ponta para os agricultores de grande porte, estamos aqui para construir uma relação próxima, longeva e de absoluta confiança, diretamente da indústria com nossos clientes.

Região mais representativa do Brasil e uma das maiores do mundo, o Cerrado concentra um grande núcleo de produtores de grãos com vasta área agricultável em um bioma que representa 22% do território nacional, abrangendo 14 estados e o Distrito Federal, conforme o Ministério do Meio Ambiente. Enxergamos nesse público de alta representatividade para a oferta de soja, milho e algodão uma oportunidade de evoluir na prática de negociações diretas.

Escolhemos esse foco para simplificar processos e tornar as operações de insumos, a originação e outras ações mais eficientes para os produtores rurais. Assim, o modelo de negócios da ORÍGEO inaugura uma categoria inovadora no mercado. Oferecemos acesso direto, em um único local, a uma ampla gama de produtos e serviços essenciais.

Mais do que isso, incluímos no pacote diversos serviços, como de consultoria agronômica, tecnológica e ambiental, de suma importância em uma sociedade cada vez mais exigente e que valoriza a sustentabilidade A agricultura regenerativa é um pilar essencial da nossa abordagem. Estamos comprometidos em promover práticas agrícolas que contribuam para a melhoria da saúde do solo e das condições de biodiversidade, aumentando os níveis de nutrientes e os estoques de carbono.

A agricultura regenerativa envolve técnicas como o plantio direto, a rotação e diversificação de culturas, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e a utilização de bioinsumos, que não apenas restauram a saúde do solo, mas também aumentam a resiliência das lavouras às mudanças climáticas.

Acreditamos, ainda, que a agricultura regenerativa também caminha ao lado do cultivo de novas culturas, como alternativas para segunda safra, já que essa prática ajuda a aumentar a resiliência ambiental, reduzindo pragas e doenças, e promovendo a sustentabilidade agrícola. Nosso carro-chefe tem sido o sorgo, com sementes diferenciadas e resistentes da Advanta, beneficiando a produção não apenas de um recurso alimentar (para humanos e animais), mas principalmente para a geração de bioenergia e etanol. Temos ainda opções genéticas superiores para a canola – bastante conhecida da população por causa de seu óleo de alta qualidade – e a mamona. A sinergia dessas práticas com o uso de biossoluções proporciona benefícios ambientais significativos e aumenta a produtividade das lavouras. O portfólio de origem natural e biológica da Natural Plant Protection (NPP) – unidade de negócios da UPL – está aí para comprovar isso.

Além disso, a agricultura regenerativa é fundamental para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas. A partir da captura de carbono no solo, essas práticas ajudam a reduzir a pegada de carbono da agricultura, promovendo um setor agrícola mais sustentável e resiliente.

Adicionalmente, oferecemos um portfólio exclusivo de sementes de soja de alta qualidade genética, desenvolvido para maximizar o rendimento e a resistência das plantas. Produtos como esses, da Ellas Genética – comercializados com exclusividade pela ORÍGEO –, são projetados para atender às demandas dos agricultores modernos e garantir colheitas robustas e saudáveis.

Fora os produtos cientificamente comprovados, o capital humano é fundamental para concretizarmos nosso modelo de atuação. Por isso, contamos com uma equipe altamente capacitada para compreender profundamente o negócio e sugerir a melhor configuração de soluções. É nosso papel auxiliar a tomada de decisões assertivas para resolver todos os desafios agrícolas e permitir que os produtores foquem exclusivamente em sua vocação, que é cultivar a terra.

Estamos comprometidos em moldar a agricultura do futuro junto aos nossos clientes e parceiros, liderando o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras que promovam prosperidade ao agro. Reconhecemos a complexidade das mais de duas mil decisões enfrentadas pelos agricultores em cada safra. Com nosso modelo de negócios diferenciado, buscamos ser a parceira confiável na jornada rumo à rentabilidade agrícola, valorizando o legado e impulsionando o sucesso do campo.

Gabriela Carvalho | Texto Comunicação Corporativa


Compartilhar