Município de Coronel Sapucaia comemora 35 anos de história nesta segunda
24 de maio de 2021Com nome de herói militar, a cidade fronteiriça comemora hoje seu aniversário
24/05/2021 11:44 – Alicia Miyashiro – Correio do Estado
Município completa hoje 35 anos – Divulgação/Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia
O município de Coronel Sapucaia, localizado a 420 km de Campo Grande, na região da fronteira do Brasil com o Paraguai, comemora nesta segunda-feira (24) seu 35º aniversário.
Com pouco mais de 14 mil habitantes, a cidade leva o nome de um herói militar. A prefeitura não divulgou nenhuma programação.
No início de sua história, Coronel Sapucaia foi um dos distritos do ″Patrimônio da União″ do município de Ponta Porã, sendo que seu primeiro nome era Nhu-Verá.
Por ali entravam a maioria dos paraguaios concentrados pela Cia. Mate Laranjeira, que estrategicamente montou um posto de abastecimento para a exploração de erva-mate.
Os paraguaios vinham a pé, e chegando a esse local, de longe avistaram os extensos campos que brilhavam ao reflexo do sol, batizando o lugar de Nhu-Verá (nome discritivo em língua guarani, que significa ″Campo que Brilha″).
Últimas notícias
Logo após, o município começou a fazer parte de Amambai e, apenas em 24 de maio de 1985, data em que hoje é comemorado o aniversário da cidade, foi implantada no distrito a subprefeitura, sendo nomeado Cirineu Antônio Garcia para exercê-la.
O distrito já contava com dois representantes na Câmara Municipal de Amambai: Eurico Mariano (PMDB) e Lázaro Fernandes (PFL) eleitos vereadores em 15 de novembro de 1984.
O movimento pela emancipação do Distrito e comunitárias, apoiados por grande parcela da população, resultou na elaboração do Projeto de Lei de autoria dos deputados estaduais Onevan de Matos e Zenóbio dos Santos que instituía o Município de Coronel Sapucaia, originando-se a partir daí, a Lei 632/85, de 31 de dezembro de 1985, que finalmente tornava Coronel Sapucaia um Município.
Coronel Sapucaia
Nascido em 30 de outubro de 1918, na cidade de Canoinhas (Santa Catarina), se formou na Arma de Cavalaria em 1940 e assumiu se 1° posto no 11° Regimento de Cavalaria Independente, na cidade de Ponta Porã.
Desde então sempre que era transferido, o Coronel pedia para voltar a servir em Ponta Porã, durante todo esse tempo que serviu em Mato Grosso – na época ainda não dividido, fez de sua vida militar, um serviço social, de real ajuda à população.
Coronel Sapucaia faleceu em Realengo (Rio de Janeiro), no dia 15 de janeiro de 1963.